Ataque informático à SIC e Expresso pode ter destruído TODOS os arquivos

Esta é a mais recente notícia relacionada com o ataque informático que o grupo Impresa foi alvo e não são boas notícias. Não são boas notícias para o grupo, nem para a imprensa, já que as informações divulgadas pelo Jornal de Notícias apontam numa total destruição de todos os arquivos online od grupo, isto é, todas as notícias.

Independentemente disto, o Expresso e a SIC Notícias já regressaram online com sites provisórios, onde continuarão a publicar as notícias, sendo que, oficialmente, e provavelmente porque o processo deverá estar em investigação pelas autoridades policiais, ainda não foi feito qualquer comunicado sobre o que estará em causa e as consequências do ataque informático.

Segundo o JN, que ouviu vários especialistas na área de cibersegurança, o ataque poderá não ter sido o muito falado ramsomware, que encripta os dados e posteriormente pede um resgate para que possam ter acesso aos dados, mas sim um ataque que acabou por destruir todos os dados do site, incluindo cópias de segurança.

Segundo o que o site apurou, o ataque iniciou-se algumas semanas antes do passado domingo, quando os sites surgiram com uma mensagem dos hackers, sendo que um dos especialistas indica que os hackers devem ter encontraod algum contrariedade na encirptação dos dados e acabaram por optar pela “destruição dos dados na tentativa de sacar na mesma dinheiro”, senod de destacar que o próprio grupo Impresa, no seu comunicaod de impresa, não apelidou de um “simples” ataque informático, mas sim de um “atentado nunca visto à liberdade de imprensa em Portugal na era digital”, o que dá mais força a esta possibilidade.

Apesar desta má notícia para o grupo Impresa e para a liberdade de imprensa, os dados mais sensíveis, com moradas e números de cartões de crédito não terão sido comprometidas. No entanto, há que referir que o grupo de hackers conseguiu enviar um email através da newsletter do Expresso, bem como um SMS para os clientes OPTO.

Pode ler mais alguma informação extra sobre o ataque n nosso artigo:

SIC e Expresso sofrem ataque informático: Saiba tudo o que aconteceu!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui