As placas de vídeo Nvidia GeForce RTX 3080 e RTX 3090 não tem estoque suficiente para atender a demanda de clientes

Hoje em dia, o outro grande tópico além da placa de vídeo Nvidia GeForce RTX série 30 (codinome Ampere) é a falta de disponibilidade nas lojas.

A GeForce RTX 3080 e RTX 3090 podem ser duas das placas gráficas para jogos mais rápidas do momento, mas não valem nada se os consumidores não puderem comprá-las.

Suspeitamos que havia um suprimento curto de Ampere em primeiro lugar e, para piorar as coisas, os cambistas estavam usando bots para pegar cada GeForce RTX 3080 à vista para depois vendê-los no eBay por preços exorbitantes.

Você sabe que a escassez é real quando a Nvidia saiu ontem e confessou que o suprimento da GeForce RTX 3090 também seria escasso. Frank Azor, arquiteto-chefe de soluções de jogos da AMD, acessou o Twitter para se divertir.

O usuário do Twitter @AndreElijah escreveu ” Bem … não ser capaz de pegar uma 3090 hoje significa que meu trabalho será [ adiado ] nos próximos momentos . Eles podem pelo menos lançar um novo Quadro para que eu possa fazer meu trabalho. $10 diz que a AMD também será um lançamento de papel.”

Azor respondeu com uma observação espirituosa dizendo “Estou ansioso para pegar seus $ 10 :)” A declaração de Azor implica que o fornecimento da Radeon RX 6000 de próxima geração da AMD (popularmente conhecida como “Big Navi”) não será um problema, e nós acreditamos nele.

A Nvidia fez uma grande aposta ao escolher a Samsung para fabricar as matrizes Ampere para as placas de vídeo GeForce RTX série 30. A Samsung basicamente adaptou seu processo de fabricação de 8 nm aos requisitos da Nvidia.

O nó de processo 8N da Nvidia é tecnicamente novo e suspeitamos que os rendimentos podem não ser tão bons, o que significa que o processo pode levar tempo para amadurecer.

AMD

A AMD, por outro lado, usa de forma inteligente o comprovado processo de fabricação FinFET de 7 nm da TSMC.

Embora ainda não tenha sido confirmado, o Radeon RX 6000 ainda deve ser baseado no nó de processo de 7 nm com uma densidade de defeito relatada pela última vez de 0,09 defeitos por centímetro quadrado.

Rumores dizem que o silício Navi 21, aquele que é especulado para alimentar o Radeon RX 6900, poderia ter um tamanho de molde de 505 mm quadrados.

Assumindo que a densidade de defeitos da TSMC melhorou desde o último relatório e que o tamanho da matriz para Navi 21 é preciso, a AMD poderia estar colhendo uma taxa de rendimento próxima a 65% para Navi 21, o que não é tão ruim.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui