Apricity OS é uma distribuição de Linux que mistura Arch e Gnome

apricity-laptop-nautilus

A revolução de design de GNU/Linux está em curso desde o ano passado. Muitas das distribuições que aderiram a essa transformação naufragaram, deixando espaço para que algumas triunfassem.

A Apricity OS é uma das que decidiu enfrentar a concorrência de Elementary, Solus ou Deepin. Baseada em Arch Linux e ainda sem ter tido uma primeira versão estável o sucesso parece confirmar-se, dada a adequação a utilizadores menos experientes e à quantidade de ferramentas disponibilizadas de forma simples.

Nem o Arch tem que ser difícil nem o GNOME pesado

A Arch Linux é uma das distribuições mais completas que se podem encontrar no ecossistema Linux, mas também complicada devido ao seu sistema de instalação. A Manjaro está a tentar, com êxito, facilitar este processo para aproximá-la do grande público. A Apricity OS quer seguir os seus passos adicionando-lhe o forte argumento do design.

Como qualquer distribuição baseada em Arch, esta é uma ‘rolling release’ que se encontra sempre atualizada. A sua intenção não aparenta ser tanto competir com a Manjaro, mas beliscar a Elementary OS oferecendo um design igualmente atraente, mas com a potência e funcionalidades da Arch.

A Apricity tem duas versões, uma virada para o ambiente de escritório GNOME 3.20 e outro com Cinnamon. O primeiro é o titular, já que pode ser utilizado sem quaisquer constrangimentos em equipamentos mais antigos e com apenas 512 MB de RAM.

apricity-laptop-nautilus 2

Tudo o que se possa necessitar surge pré-instalado

Outro dos argumentos mais fortes desta distribuição é que pretende oferecer aos utilizadores menos experientes todas as ferramentas e aplicações que possam necessitar para que não tenham que perder tempo descarregando quaisquer suplementos. Daí o peso de 1,75 GB do ficheiro ISO

O Apricity OS integra de série Adobe Flash e o browser Chrome, entre outras aplicações nativas do GNOME como o calendário, e outras como FileZilla, LibreOffice, Rhythmbox, GIMP, PlayOnLinux e Steam. Além destes encontramos também o gestor de ficheiros Pacman, Pushbullet e a aplicação ICE para criar acesos diretos a páginas web no desktop.

Esta é uma das mais interessantes distribuições de Linux que procura um excelente compromisso entre rendimento e design. A única crítica que encontramos é de que não dispõe de versões para equipamentos a 32 bits, ou seja, os computadores mais antigos ficam de fora. Ainda assim a sua validade é digna de merecer dedicação e interesse.

Fonte: Apricity OS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui