Apple, Amazon e Google numa parceria histórica com a “Connected Home Over IP”

Google, Amazon, Apple e outras empresas de tecnologia juntaram-se para desenvolver um sistema padrão de conectividade doméstica inteligente, o que tornará mais fácil para software e dispositivos comunicarem em todo o ecossistema doméstico inteligente.

O Connected Home Over IP, como é chamado o novo grupo de trabalho, será liderado pela Zigbee Alliance, um grupo de empresas que desenvolve e mantém o padrão ZigBee, que permite dispositivos de proximidade (por exemplo, interruptores de luz, alto-falantes inteligentes, travas) para se comunicarem com outros numa casa, sendo de destacar que neste grupo  também estão os três grandes líderes na área dos assistentes pessoais com o Google Assistant, a Alexa e a Siri.

Os dispositivos domésticos inteligentes podem usar um enorme número de protocolos, como Bluetooth, Wi-Fi, Z-Wave e ZigBee. O Google também desenvolve dois protocolos de código aberto, chamados Weave e Thread. Todos esses protocolos têm benefícios inerentes e podem atrair os fabricantes de equipamentos e fabricantes de sistemas de IoT por diferentes razões, mas tanta diversifisidade de protocolos obriga a um grande investimento dos fabricantes de equipamentos inteligentes, além de não ser benéfico para o utilizador, já que os equipamentos poderão não conseguir comunicar entre si.

Portanto, esta nova aliança está a planear atingir um padrão comum para a Smart home, com base no protocolo de Internet (IP).

“Embora os dispositivos domésticos inteligentes sejam muitos, há falta de um padrão de conectividade em todo o setor, o que deixa as pessoas confusas e frustradas ao tentarem entender quais os dispositivos que funcionam m com cada ecossistema doméstico inteligente”, afirma o Google num post do blog. “O nosso objetivo é reunir tecnologias no mercado e desenvolver um novo padrão aberto de conectividade doméstica inteligente baseado em protocolo da Internet”.

O mercado de Smart Home está a crescer

O mercado global de produtos para casas inteligentes deverá atingir os 175 mil milhões de dólares em 2025, segundo um estudo do MarketWatch, e todas as grandes empresas de tecnologia estão a investir forte neste novo segmento de mercado. O Google vende uma série de equipamentos conectados sob a marca Nest, a Amazon tem quase tudo, desde alto-falantes conectados a microondas, e a Apple continua investindo na coluna inteligente HomePod, com destaque para o assistente pessoal Siri. Dado que os consumidores podem adquirir uma variedade de dispositivos, aplicativos e serviços em nuvem conectados para a sua casa de várias empresas, um padrão comum é do interesse de todos.

“O objetivo do projeto Connected Home Over IP é simplificar o desenvolvimento dos fabricantes e aumentar a compatibilidade dos consumidores”, afirmou a Apple em comunicado. “O projeto é construído em torno de uma objetivo partilhado de que os equipamentos domésticos inteligentes devem ser seguros, confiáveis ​​e fáceis de usar” por todos.

Outros membros da ZigBee Alliance também incluem a Samsung SmartThings, Ikea, NXP Semiconductors, Signify e Silicon Labs, que também farão parte do grupo de trabalho e contribuirão com encontrar este padrão tecnológico de comunicação.

Embora seja muito cedo para dizer o que surgirá desta colaboração, é notável o fato de que os principais players de hardware, software e Cloud devidirem trabalhar em conjunto, já que, sem ´duvida, isto será um grande benefício para os consumidores.

A expetativa é que no final de 2020 surjam as primeiras conclusões deste projeto e no ano seguinte, em 2021, comecem a ser lançados só produtos que já comuniquem entre si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui