Apple 2024: Novos iPad Air, iPad Pro e MacBook Air a caminho

Os meses mais fortes da Apple costumam ser os últimos do ano, impulsionados pelo lançamento de novos iPhone e Mac. No entanto, o primeiro trimestre também costuma trazer algumas surpresas e este ano de 2024 parece ser um deles. Por um lado, temos as Vision Pro que já têm as suas reservas abertas para os Estados Unidos. Por outro, temos novos iPad Air, iPad Pro e MacBook Air.

Estes dispositivos apontam para ser os primeiros produtos da Apple a nível mundial de 2024, sabendo que as óculos se manterão limitados a um único território (pelo menos por enquanto). No que diz respeito aos tablets, há já muitas fugas de informação que indicam uma mudança de paradigma na Apple para aqueles que procuram ecrãs grandes.

Em todo o ano de 2023, não foi lançado um único modelo de iPad, algo inédito desde 2010, ano em que foi lançado o primeiro iPad. Não se sabe o motivo desta decisão, mas pode estar na nova diferenciação de gamas que a empresa tem como objetivo para este ano. Entre elas, a decisão de lançar um iPad Air de quase 13 polegadas.

Não haverá apenas um iPad Air de 6ª geração, mas dois. No seu interior, espera-se que sejam idênticos, e até que partilhem a mesma ideia de design, mas terão o elemento diferencial de ecrãs de 10,9 e 12,9 polegadas. É algo que tem ocorrido há anos nos iPad Pro, mas que não se tinha estendido a gamas como estas. De facto, lembra de certa forma o que recentemente aconteceu com a gama ‘Air’ dos MacBook, sendo o MacBook Air M2 de 15 polegadas o exemplo.

No entanto, não serão tão semelhantes ao iPad Pro como poderia parecer. Em 91mobiles, publicaram um CAD com o presumível design deste iPad, onde se observa que oferece dimensões e molduras frontais semelhantes a modelos como o iPad Pro M2 de 2022. No entanto, na parte traseira, observa-se que não terá uma câmara dupla e sensor LiDAR como aquele, mas sim uma única lente que, no entanto, virá num novo encapsulamento (e sem flash).

Além disso, as últimas fugas de informação indicam que o design dos iPad Pro também mudará. Não se sabe tanto como no ‘Air’ e, de facto, não há nenhum render que mostre de que forma o fará. Quem tem informação sobre isso afirma que será uma mudança notável que não se via desde 2018, embora também não se esperem mudanças radicalmente radicais. O suficiente para não serem idênticos aos ‘Air’.

Segundo várias pessoas, incluindo Mark Gurman da Bloomberg, esperam que a Apple lance os novos iPad Air e iPad Pro em março ou abril. Costumam ser datas que, como dizíamos no início, servem à Apple para actualizar produtos sem necessidade de o fazer num evento. É cedo para descartar alguma keynote, mas também não há indícios de que o vão fazer.

O caso é que, além desses iPad, veríamos já toda a gama de MacBook Air actualizada. O modelo de 13 polegadas foi lançado com M2 em 2022, enquanto o de 15 polegadas com o mesmo chip fez o mesmo no verão passado. Tendo já os M3, é esperado que seja o chip que montem, sendo este a principal mudança, dado que não se espera nenhum redesign.

Mais dúvidas geram os Mac Studio e Mac Pro**. Após anunciar os M3, M3 Pro e M3 Max, a Apple tem pendente o lançamento do chip M3 Ultra, que encontraria lugar nesses equipamentos. No entanto, por agora, não se filtrou que pudessem chegar nestes primeiros meses do ano. Também o Mac mini M3 não se vislumbra no horizonte próximo.

O ano de 2024 promete ser um ano de mudanças para a Apple, com a empresa a planear uma série de lançamentos que poderão alterar a forma como vemos e usamos os seus produtos. A maior surpresa é, sem dúvida, a mudança de paradigma nos iPads, com a introdução de ecrãs maiores em modelos mais acessíveis, o que poderá atrair um público mais amplo.

No entanto, ainda há muitas incógnitas sobre o que a Apple tem planeado para este ano, especialmente no que diz respeito aos seus Macs. Com a introdução do chip M3 Ultra ainda pendente, é possível que vejamos grandes mudanças nos Mac Studio e Mac Pro.

Fonte: 91mobiles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui