Apple Vision Pro são os novos headsets AR da Apple

A Apple anunciou uns headsets de realidade aumentada chamado Apple Vision Pro que combina “perfeitamente” o mundo real e digital. “É o primeiro produto da Apple que olha, e não para de olhar para ele”, disse o CEO Tim Cook sobre o dispositivo, que se parece com um par de óculos de esqui.

O Vision Pro está posicionado principalmente como um dispositivo AR, mas pode alternar entre realidade virtual aumentada e completa usando um dial. O dispositivo não possui controlador então irá navegar por linhas de ícones de aplicativos num sistema operativo chamado visionOS.

O headset tem frente de vidro e estrutura de alumínio, contendo cinco sensores, 12 câmeras, um display 4K para cada olho e um computador aparentemente refrigerado por um ventilador. A máscara do headset (que a Apple chama de “Light Seal”) e a alça (que a Apple chama de “Head Band”) são forradas de tecido e a Apple diz que são flexíveis para caber numa variedade de formatos de rosto e tamanhos de cabeça.

O sistema usa um processador M2, mas também inclui um novo chip chamado R1.

Os headsets estão em desenvolvimento há vários anos e terá passado por várias alterações. É para ser uma adição, com assinatura do CEO Tim Cook, à linha de produtos da Apple e recebeu elogios de especialistas do setor, embora entre num mercado que ainda não se destacou. O seu principal concorrente provavelmente será a Meta, que obteve relativo sucesso com o seu headset Quest 2 focado em jogos e obteve uma recepção mais mista para seu Quest Pro de uso geral.

Headset VR irá contar com mais de 100 jogos do Apple Arcade

Neste lançamento, mais de 100 jogos do Apple Arcade irão estar disponíveis no Vision Pro. A apresentação não destacou nenhum jogo VR existente especificamente ou mencionou se algum dos jogos apresentados foram atualizados para uma experiência VR.

Ao que tudo indica os utilizadores poderão jogar alguns jogos como NBA 2K23 no Vision Pro usando controladores ostensivamente ligados a qualquer dispositivo Apple que esteja a executar o jogo.

Microsoft Word, Excel e Teams estarão a chegar ao novo headset Vision Pro da Apple

A Apple fez uma breve demonstração do Excel, Word e Teams a rodar dentro do headset Vision Pro, com uma interface de utilizador que pode ser controlada com os olhos. A Microsoft parece estar a usar uma interface simplificada semelhante às disponível nas suas versões existentes da Web do Excel e do Word.

Embora a Apple não tenha demonstrado muito da interface do Teams, revelou que a Microsoft irá oferecer suporte aos seus avatars 3D. Essas personas digitais são construídas usando técnicas de aprendizagem de máquina para recriar o seu rosto virtual. O Zoom e o Webex também irão oferecer suporte a esses avatars 3D no headset Apple Vision Pro.

Juntamente com o suporte da Microsoft para o Apple Vision Pro, os aplicativos Unity também serão executados nativamente no dispositivo. Isto deve significar que iremos ver muitos jogos neste novo produto AR da Apple assim que estiver disponível no início do próximo ano.

visionOS, o sistema operativo para o headset Vision Pro

A empresa revelou o sistema operativo Vision Pro. O sistema operativo é focado em exibir elementos digitais no topo do mundo real. O vídeo da Apple mostrou coisas novas como ícones e janelas flutuantes sobre espaços do mundo real.

As principais formas de usar os headsets são com os olhos, as mãos e a voz. A empresa descreveu como pode olhar para um campo de pesquisa e começar a falar para inserir um texto, por exemplo. Ou pode beliscar os dedos para selecionar algo ou movimentá-los para ir até uma janela.

O lançamento de um novo sistema operativo marca um grande momento para a Apple e para os desenvolvedores. Com a Apple a lançar este novo fone de ouvido, quase certamente veremos uma onda de desenvolvedores a fazer aplicativos que tentam tirar proveito da nova plataforma na esperança de se tornar o próximo sucesso estratosférico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui