Análise ao Nokia Lumia 920: melhor smartphone Windows Phone 8

Nokia Lumia 920São cada vez mais fabricantes com smartphones de topo e o Nokia Lumia 920 é a mais recente aposta por parte da Nokia de recuperar a percentagem de mercado. Será que foi uma boa aposta?

Índice:
Características e Acessórios
Design e funcionalidade
Interface e Desempenho
Câmara e Multimédia
Veredito: Nokia Lumia 920

A Nokia já teve melhores dias e é aliada à Microsoft que tenta recuperar o tempo perdido, lançando smartphones exclusivamente com o mais recente sistema operativo móvel da Microsoft, o Windows Phone 8, que já analisámos.

O Nokia Lumia 920 não é o primeiro smartphone que analisámos com Windows Phone 8, foi o HTC 8X, e essa é uma má aposta por parte da Nokia em relação a este smartphone, a tardia disponibilidade no mercado internacional, nomeadamente em Portugal. Enquanto a HTC lançou o HTC 8X no mercado português assim que o Windows Phone 8 ficou disponível, no início de novembro de 2012, os Nokias só chegaram em janeiro, depois do Natal, o que num país onde a Nokia ainda é uma marca forte, é uma má decisão.

Também é verdade que chegou tarde, mas promete. O Nokia Lumia 920 tem um ecrã com resolução HD, com o Windows Phone 8, que apresenta excelente aplicações próprias, mas, acima de tudo, tem a famosa tecnologia PureView, que muito tem impressionado na qualidade fotográfica e que, certamente, se destaca da concorrência devido a esse fator. Mas, será que levará os utilizadores habituados ao iOS e ao Android a mudarem? A Microsoft até fez um vídeo publicitário focado nesse assunto, siga o link para ver o vídeo.

Características e Acessórios

Nokia Lumia 920 (21)o Dimensões: 130.3 x 70.8 x 10.7 mm
o Peso: 185g
o Sistema Operativo: Windows Phone 8
o Memória Ram: 1 GB
o Memória: 32GB de memória interna
o Dimensão do ecrã: 4,5”
o Resolução: 1280 x 768 pixels/332 ppi
o Ecrã 4.5” IPS LCD
o Processador Qualcomm MSM8960 Snapdragon Dual-core a 1.5 GHz Krait
o Câmara traseira de 8,7MP com lente Carl Zeiss, abertura f/2,0 e tecnologia PureView
o Câmara frontal de 1,6MP
o GPU: Adreno 225
o Bateria: 2000mAh
o Wi-Fi a/b/g/n e DLNA
o GPS com A-GPS
o Porta microUSB
o Bluetooth v3.1
o 4G/LTE e NFC
o Jack de Áudio Normalizado de 3.5 mm

A Nokia não se destaca nos acessórios nem na caixa do smartphone. É uma caixa em cartão reciclado normal, estando o smartphone logo em cima. Depois de retirarmos o dispositivo, temos o manual de instruções, um carregador de parede, um cabo USB-MicroUSB e uns auriculares normais.

Design e funcionalidade

Nokia Lumia 920 (10)Ao olharmos para o Nokia Lumia 920 e um Nokia Lumia 900 poucas são as diferenças. O Design é exatamente igual ao seu antecessor, com pequenas mudanças na localização dos botões. Por baixo temos duas colunas de som e o MicroUSB, do lado esquerdo não temos nada, enquanto do lado direito temos o botão de volume, ligar/desligar e o botão da câmara. Na parte de cima temos o jack para os auriculares e o compartimento do MicroSIM. Na parte de trás encontramos a câmara com flash da Carl Zeiss.

O Lumia 920 é feito em policarbonato de uma única peça com várias cores disponíveis, sendo que a unidade enviada para nós é de cor preta. Não sou muito fã deste design da Nokia, pois é demasiado quadrado e um pouco grande, o que causa algum desconforto no bolso (imagine-se quando a Nokia criar um smartphone com ecrã de 5 polegadas!!!). O peso do smartphone deveria ser melhor, 185g é bastante quando comparado com os concorrentes, o iPhone 5 pesa 112g, o HTC 8X pesa 130g, o HTC One pesa 143g, o Xperia Z pesa 146g e o Galaxy S4 pesa 130g.

Apesar de não gostar muito do design, o Nokia Lumia 920 é um smartphone robusto e resistente, no entanto a parte traseira em policarbonato é demasiado escorregadia, com um ecrã tão grande e o “esforço” que temos de fazer para chegar a todo o ecrã “facilita” que o smartphone escorregue das mãos, o que me aconteceu diversas vezes.

Um grande fator positivo deste smartphone está no ecrã, de excelente qualidade com resolução HD de 1,280 x 768p, que permite uma excelente visualização de vários ângulos e com a luz diretamente no ecrã. A densidade por pixeis é bastante boa, 332ppi, superior ao iPhone 5 (326ppi). Apesar de o ecrã não ser AMOLED, o IPS LCD com 16 milhões de cores e também oferece uma excelente qualidade, muito graças à tecnologia PureMotion HD+. Os botões frontais são capacitivos tal como encontramos em todos os dispositivos com Windows Phone 8, “Voltar” “Início” e ” Pesquisar”.

Outra das características que se destacam no Lumia 920 é a possibilidade de utilizarmos o dispositivo com luvas ou unhas.

Interface e Desempenho

Nokia Lumia 920 SS (6)O Nokia Lumia 920 utiliza o sistema operativo da Microsoft, o Windows Phone 8, que já analisámos. Ao olharmos para o base do WP8, não encontramos qualquer diferença em relação ao HTC 8X. No entanto, continua um grande fator negativo no WP8, a falta de aplicações da loja, não só por serem poucas, mas porque ainda faltam muitas das aplicações mais famosas que encontramos na App Store e Google Play.

O que há a destacar no Lumia 920 não é nada relacionado com o sistema operativo, mas com aplicações próprias da Nokia, nomeadamente o sistema de navegação HERE. O HERE foi criado pela Nokia, por agora exclusivo para Windows Phone 8, mas em breve deverá estar disponível para outras plataformas móveis. O HERE que oferece uma variedade de ofertas relacionadas com Mapas, o HERE Maps, HERE Drive+ Beta, HERE Transit e o HERE City Lens, todos gratuitos.

A Nokia lançou-se muito bem com esta nova marca no mundo dos mapas e navegação mobile, mercado que está dominado pelo Google Maps, que oferece um excelente resultado, e um Apple Maps, que apesar de ter um desempenho muito longe do concorrente da Google, não deixa de estar em dispositivos lideres de mercado no seu segmente, como o iPhone e o iPad.

Pensei, à partida, comparar o HERE Maps e o HERE Drive+ Beta ao Google Maps e ao Apple Maps, mas após a utilização do HERE Drive+ Beta percebi que estava a fazer uma comparação errada. É verdade que o HERE Maps poderemos comparar aos dois e o resultado está ao nível do Google Maps, no formato normal, mas nas imagens satélite ainda tem caminho para andar, mas o mesmo não posso dizer em relação ao HERE Drive+. Mas não é comparável de uma forma positiva para o Nokia HERE. O que quero dizer? O HERE Drive+ é muito superior aos navegadores da Google e da Apple, tão superiores que a comparação tem de ser feita a um GPS de qualidade, como Garmin ou TomTom. Acabei por fazer uma comparação ao meu GPS da Garmin, que já tem dois anos.

O HERE Driver+ é um autêntico GPS, estando ao nível dos melhores. As indicações são muito precisas e até a informação da velocidade a que vamos e a velocidade limite da estrada que estamos a percorrer, é correta. O que me impressionou é a informação da velocidade limite, muito precisa nas várias situações que utilizei, mesmo em estradas secundárias. Em termos de voz, também é permitido efetuarmos o download de outras línguas, sempre gratuitamente.

Nokia Lumia 920 SS (18)A Nokia fez uma excelente aposta no HERE, conseguiu oferecer um nível de GPS que estamos habituados a ver no TomTom ou outros, mas de forma gratuita. Sim, este é um ponto importante, todo este serviço é gratuito, como o download dos mapas, o que não acontece num GPS normal. No caso do meu GPS da Garmin, tinha atualizações durante um ano, mas como já o tenho há dois anos, já está um pouco desatualizado e se quiser atualizar ou adicionar mais mapas além da Península Ibérica, tenho de pagar. No HERE são prometidas atualizações totalmente gratuitas, o que é um grande fator positivo e começa a deixar para trás a necessidade de comprar GPS e pagar para obter os mapas atualizados. Devo dizer que fiquei impressionado com o Nokia Here e que, assim que chegar ao Android, certamente que será o meu navegador de eleição. Mas não é tudo maravilha, um ponto negativo é que não existe interligação entre o Nokia Maps e o Nokia Driver, o que acontece no Google, por exemplo, mas acredito que seja uma alteração a ser realizada em breve.

O Nokia HERE não é só o Maps e o Drive+, também tem o HERE Transit e o HERE City Lens. Como seria de esperar, no HERE Transit não conseguimos tirar partido, já que há muito pouca informação sobre Portugal que nos temos vindo a habituar. No entanto a aplicação promete, já que permite planearmos as viagens e verificar os transportes que há nas imediações, sendo que no caso de Portugal só permite verificar o Metro. Quanto ao HERE City Lens, há mais informações. O Here City Lens é uma aplicação similar ao Google Local, utilizando a sua localização, indica restaurantes, espaços culturais e locais importantes nas proximidades, através da realidade aumentada ou no próprio Maps, o que pode ser útil se procura algum alojamento para dormir ou restaurante. Como seria de esperar neste tipo de aplicações, não são totalmente completas, mas ajuda se estiver numa zona que desconhece.

O desempenho deste smartphone é soberbo. Tal como acontece com o iOS, o WP8 não necessita de quad-core para correr o sistema operativo de uma forma excelente. A troca de aplicações, a câmara, os jogos ou os vídeos, tudo funciona de uma forma excelente. Sem dúvida que temos no Lumia 920 o melhor dispositivos com Windows Phone 8, já que há o Lumia 925 e o Lumia 928 que já foram anunciados mas ainda não estão disponíveis.

Nos testes de desempenho que efetuámos ao Lumia 920, usámos o Sunspider, que dá para fazermos uma comparação com outros browsers de outros sistemas operativos, o WPBench e o AnTuTu, que foi criado para o WP7 e ainda não teve uma atualização para os dispositivos WP8, o que obriga a desligar o teste ao GPU para funcionar. Apesar dos resultados, posso afirmar que em termos de desempenho o Nokia Lumia 920 é superior ao HTC 8X.

Em relação ao Suspider, o Internet Explorer obteve 892.4ms, o que significa que obteve um resultado um pouco melhor de quando fizemos o teste ao IE no HTC 8X (895.9 ms) e superior ao iOS 6, que tinha 938ms e era o melhor desempenho nos browsers antes do WP8.

Em relação ao WPBench, obteve 229,55 pontos, superior aos outros dispositivos com Windows Phone, como o HTC 8X(221), Lumia 900(92) e Lumia 800(86), dados estes retirados dos testes efetuados aos dispositivos pelo Engadget.

No AnTuTu, o Nokia Lumia 920 obteve 11634 pontos, aqui inferior ao HTC 8X(11,775), mas muito superiores ao Lumia 900(2,596) e Lumia 800(2,398), também retirados do Engadget.

A autonomia da bateria do Nokia Lumia 920 não é nada de extraordinário, mas é o que estávamos à espera. Dura um dia com uma utilização normal, mas com uma utilização mais moderada chega aos 2 dias.

O que não gostei é que quando me esquecia do wifi ligado e/ou do bluetooth, o consumo de bateria aumentava substancialmente. Durante a noite cheguei a deixar o dispositivo com o wifi e bluetooth ligado e quando acordei de manhã, 20 a 30% da bateria tinha sido gasto, isto sem o utilizar. Neste aspeto achei muito, já que o meu Android não tem este tipo de consumo de energia quando está desligado.

O Nokia Lumia 920 destaca-se por ter a possibilidade de carregar através do Wifi, na compra de um acessório próprio, que iremos testar no final do mês, assim que a Nokia nos disponibilizar o dispositivo.

Câmara e Multimédia

Nokia Lumia 920 (18)Aqui a Nokia apostou forte, nomeadamente na câmara. A câmara tem 8,7 polegadas, com destaque para a lente Carls Zeiss e a tecnologia PureView. Ainda estão longe da 808 PureView, no entanto já começamos a ver uma aproximação em termos de qualidade fotográfica, segundo algum imprensa internacional, o Lumia 920 consegue ser superior ao 808 em alguns aspetos.

Para começar, o que me agrada no Lumia 920, isto é, em todos os smartphone com Windows Phone 8 é uma tecla exclusiva para a câmara, que dá um rápido acesso à aplicação e mais fácil de tirar uma foto. Uma característica que faz falta em muitos dos smartphones de topo.

Em relação à minha experiência com o Lumia 920 foi bastante boa. Não cheguei a experimentar o 808 Pureview, por isso não consigo indicar se é melhor ou pior, mas numa comparação com outros smartphones que experimentei, como o iPhone 5 e o Galaxy S3, foi, de forma geral, superior. Consegue estabilizar e focar a imagem em situações difíceis nomeadamente no nosso caso em que temos de tirar fotografias o mais perto possível dos dispositivos para detalhar as teclas, foto que não tive dificuldade de realizar como iPhone 5 e o Galaxy S3.

Em fotografias durante o dia, a qualidade é satisfatória, mas fica um pouco aquém do que oferece o iPhone 5, por exemplo. O equilíbrio automático do balanço de branco e contraste, por vezes fica algo esquisito  em comparação com o dispositivo da Apple, mas são situações que nem sempre acontecem e, muitas das vezes, um utilizador normal nem repara. Mas as fotos com menos luminosidades são melhores, muito graças ao seu Flash que é mais potente do que o do iPhone.

Outra referência é à “instabilidade” da fotografia. Se tirarmos uma foto a um objeto e, depois quisermos voltar a repetir a foto, as duas imagens podem ser muito diferentes, o que demonstra que a focagem e o modo automático do Lumia 920 deveria funcionar de uma forma melhor. O Zoom também não me agradou, pois desfoca a imagem, nomeadamente no Zoom máximo e a velocidade para tirarmos fotos também não, bastante inferior aos concorrentes.

No entanto, o grande ponto a favor da câmara do Nokia Lumia 920 é o estabilizador de imagem. Graças ao giroscópio, o dispositivo deteta os movimentos do smartphone e faz com que o conjunto óptico se mova na direção contrária, o que reduz as imagens tremidas. Não pense que irá deixar de ter imagens tremidas, mas sem dúvida que os movimentos menos bruscos não se fazem notar nem nas fotos e, especialmente nos vídeos. Sem dúvida, que neste parâmetro, não há qualquer concorrente à altura do Lumia 920.

httpv://youtu.be/Z7tA_F_gyO4

httpv://youtu.be/1JLAccMGcso

A qualidade do ecrã é excelente, portanto a visualização de vídeos e imagens é muito boa. Se pretende ver um vídeo no YouTube na máxima qualidade vai ficar satisfeito com o resultado. O mesmo acontece nos jogos, sem dúvida que temos processamento e grafismo neste dispositivo para aguentar com isso, mas o que nos falta são mesmo os jogos.

Sim há alguns bons, mas não temos a mesma diversidade presente no iOS e Android e mesmo as principais produtoras, como a Gameloft por exemplo, tem alguns títulos já disponíveis no WP8, mas muitos dos grandes destaques e que oferecem uma excelente qualidade, não estão presentes no WP8.

Nokia Lumia 920 SS (2)Uma coisa que o WP8 tem boa é que podemos experimentar um jogo sem termos de o pagar primeiro. Por isso, experimentei um jogo da Gameloft que tinha referência à qualidade HD, o Assassin’s Creed™ – Altaïr’s Chronicles HD e por isso é que digo que a Gameloft ainda não apostou, devidamente, no WP8. Sabemos que este não é a melhor qualidade HD que conseguem oferecer num dispositivo, pois no Android há vários jogos com qualidade muito superior, mas esperamos que isso mude em breve.

A Nokia também, parece, querer manter os seus dispositivos longe do MicroSD e não disponibiliza o compartimento no Lumia 920. No entanto, em relação à concorrência, a Nokia vende o Lumia 920 com 32GB de armazenamento com uma ligação ao seu sistema Skydrive com 7GB grátis, o que dá uma ajuda. Mesmo assim, continuo a achar uma falha estes dispositivos que necessitam de tanto espaço para armazenar, vídeos, música e imagens, não terem MicroSD.

Veredito: Nokia Lumia 920

Eu sou cada vez mais fã do Windows Phone 8 e tenho muita pena de a loja de aplicações da Microsoft ainda não ter disponível aplicações ao nível do iOS e Android, pois acredito que, quando isso acontecer, teremos um concorrente de peso às atuais líderes nas plataformas mobile.

Nokia Lumia 920 (7)Também, ainda temos poucas fabricantes a utilizarem o WP8, a Nokia é a grande fabricante que mais vende com Windows Phonen 8, mas a HTC também lançou dois bons dispositivos, o HTC 8S e o HTC 8X. Também a Samsung e a Huawei estão a fazer alguma coisa, mas a Samsung nem sequer tem disponível no mercado português, enquanto a Huawei fez uma boa aposta em disponibilizar o Huawei Ascend W1 a um preço bastante acessível.

Mas uma coisa é certa, o Nokia Lumia 920 é o melhor dispositivo com Windows Phone 8 disponível no mercado. Tem uma qualidade de ecrã incrível, bom processamento, excelente câmara. Não posso deixar de dar uma nota positiva ao Nokia HERE. Já não é exclusivo para os dispositivos Lumia, mas é uma criação da Nokia muito bem conseguida e superior aos concorrentes, em alguns aspectos.

Pontos a Favor:

+ Câmara e tecnologia PureView

+ Estabilizador de imagem

+ Qualidade do ecrã

Pontos Contra:

– Poucas aplicações na Windows Phone Store

– Pesado (185g)

– Sem MicroSD

 O Nokia Lumia 920 está disponível nas principais lojas de retalho por 649,90€, mas podemos adquirir a um preço mais baixo nas operadoras, com algumas delas a oferecerem um carregador sem fios. Fica a galeria de imagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here