Análise Nokia Lumia 830: o excelente adeus à marca Nokia

Nokia Lumia 830 (1)

A Microsoft tem apostado forte na gama Lumia e melhora, com este Lumia 830 a ganhar funcionalidades de topo, sendo o destaque todo para a câmara PureView.

Índice:
Características e Acessórios
Design e Ecrã
Câmara e Desempenho
Veredito: Nokia Lumia 830

Que a Microsoft tem a sua linha de smartphones como uma aposta para manter, já não há dúvida. Mas este Lumia 830 acaba por significar uma grande mudança desta linha, uma vez que é o último a ter a marca Nokia, já substituída pela Microsoft no novo Lumia 535.

Este Nokia Lumia 830 é um smartphone de média-gama, fica atrás do Lumia 930, que já analisámos, mas o destaque é a câmara, que lembra o Nokia Lumia 1020 e tem a mesma tecnologia mecânica de estabilização de imagem (OIS), ao contrário dos outros smartphones e topos de gama que utilizam um OIS no software.

Além da câmara, será que as outras especificações convencem? Será que este smartphone acaba por ser um sucessor do Lumia 1020? Leia a nossa análise completa.

Características e Acessórios

  • Nokia Lumia 830 (8)Dimensões: 139.4 x 70.7 x 8.5 mm
  • Peso: 150 g
  • Sistema Operativo: Windows Phone 8.1
  • Ecrã: IPS de 5″
  • Resolução: 1280x720p/294 ppi
  • Câmara traseira de 10MP PureView e frontal de 0,9MP
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 400 quad-core com 1.2 GHz
  • GPU: Adreno 305
  • Memória Ram: 1 GB
  • Memória interna: 16GB, MicroSD até 128GB
  • Bateria: 2200 mAh
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, dual-band, DLNA, Wi-Fi hotspot
  • GPS com A-GPS, GLONASS e Beidou
  • Bluetooth 4.0
  • NFC
  • Nano-SIM
  • 4G
  • Jack de Áudio Normalizado de 3.5 mm

Olhamos para as características e logo percebemos que este smartphone não é topo de gama, mas sim de gama média-alta. O que se destaca é mesmo a câmara de 10MP que, apesar de estar longe dos 42MP do Lumia 1020, usa uma lente muito similar, da Carl Zeiss com estabilizador de imagem mecânica.

Se em termos de qualidade for igual ao do Lumia 1020, certamente que em termos fotográficos temos um equipamento de grande qualidade e que poderá rivalizar com topos de gama nesta área. No entanto, o preço é que é um pouco alto, já que pelo mesmo valor, 399€, conseguimos encontrar outros equipamentos de grande qualidade.

Os acessórios presentes no Nokia Lumia 830 são apenas o cabo USB-microUSB e o carregador de parede.

Design e Ecrã

Para quem conhece os mais recentes modelos da gama Lumia, não encontrará diferença ao pegar neste modelo. O design está praticamente igual ao Lumia 930, com aro metálico e capa traseira em plástico. De referir que a capa traseira parece frágil.

Nokia Lumia 830 (12)

Este Lumia 830 está mais bem conseguido que o Lumia 930. Como tínhamos indicado na análise ao equipamento, o 930 é demasiado grosso e pesado mas, neste modelo, a Microsoft já conseguiu corrigir com 8,5mm e 150g. Uma mais-valia que oferece uma excelente ergonomia a este equipamento.

Ao contrário do que vem acontecendo com os modelos mais baratos, como o Lumia 630 e o Lumia 530, os botões não são no ecrã, mas sim capacitivos por baixo do mesmo, dando-nos total “acesso” ao ecrã de 5 polegadas. Têm os mesmos botões de ligar/desligar, volume e câmara, mas é na parte traseira que temos o grande destaque.

Nokia Lumia 830 (7)A lente PureView com um estabilizador mecânico é o grande destaque deste Lumia 830 que ocupa um bom espaço na parte de trás, ao estilo do que conhecemos no Lumia 1020. No entanto, a Microsoft conseguiu colocar esta lente de forma a ter uma (muito) pequena saliência, o que é bom e que muito criticamos no iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

Em termos de ecrã não há muito a dizer. Com uma resolução HD, terá boa visualização de imagens e vídeos, bem como poderá usufruir de bons grafismos  nos jogos mais “puxados”.

Nokia Lumia 830 (4)Há ainda uma funcionalidade interessante, que não está presente no topo de gama, mas que já existia no 1020.

O Glance Screen mostra informações no ecrã que não obriga a ligar o equipamento, como a data, hora e notificações. Além disso, esta funcionalidade gasta pouca bateria, o que é uma mais-valia, já que muitas das vezes ligamos o nosso smartphone só para saber se temos alguma notificação.

Câmara e Desempenho

O grande destaque deste modelo é mesmo a câmara, que pretende oferecer um desempenho a um grande nível e que possa fazer uma concorrência forte. No entanto, esqueça se pensa que o Lumia 830 oferece um desempenho igual ao Lumia 1020. A única semelhança é no design exterior da lente e a utilização de um estabilizador de imagem mecânico, com 10MP e não os 42MP.

Nokia Lumia 830 (11)

Apesar das diferenças, a câmara tem um desempenho muito bom e coloca outros smartphones “em sentido”. É que, apesar de ter 10MP, as funcionalidades PureView que caracterizam o Lumia 1020 estão lá, bem como todo o software que a Microsoft tem desenvolvido para se destacar dos concorrentes. Ainda há a salientar o botão para tirar fotografias, que facilita quando queremos abrir a aplicação de forma rápida, e a velocidade com que foca e capta a foto.

Em termos de fotografia, tudo correu bem, sendo que tem um desempenho muito bom em todos os modos de fotografia, nomeadamente naquelas com pouca luminosidade, já que se nota menos ruído do que em muitos outros equipamentos, muito graças ao OIS. A única falha que apontamos nos modos de fotografia é a falta do HDR.

Deixo algumas fotografias que foram redimensionadas, mas pode visitar a nossa conta no Flickr para ver as imagens originais.

Nokia Lumia 830 fotos (12)
Com pouca Luminosidade

Nokia Lumia 830 fotos (5)

Nokia Lumia 830 fotos (9)

Em termos de vídeo a qualidade é boa, com melhoria em ambiente de pouca luminosidade. Também temos uma câmara frontal de 0,9MP que para pouco mais serve do que para videochamadas, mas faz o seu trabalho corretamente.

Nokia Lumia 830 WPEm termos de desempenho, o Lumia 830 vem equipado com o  Snapdragon 400 e 1GB de RAM, que é o suficiente para a maioria das funções. No entanto, notámos alguma lentidão no loading de alguns jogos bem como alguns engasgos, o que nos obriga a considerar que o equipamento deveria ter um processador melhor.

Em tudo o resto, o desempenho é o esperado. Nesse aspeto temos de agradecer ao próprio sistema operativo que, tal como o da Apple, consegue manter o mesmo desempenho em qualquer processador, tanto topos de gama como em chips mais fracos.

Ainda de referir a bateria, que não é nada de extraordinário, mas sim o que encontramos na maioria dos dispositivos. Se abusar, durará apenas um dia mas, numa utilização normal, consegue atingir os dois dias sem dificuldades.

Veredito: Nokia Lumia 830

A Microsoft está no caminho certo e está a colocar um equipamento em cada segmento de mercado, sendo que este Lumia 830 vem colmatar uma área onde a gama Lumia ainda não estava presente, na gama média-alta. Sem dúvida um excelente adeus à marca Nokia.

Nokia Lumia 830 (3)

Não nos cansamos de gostar deste design da Lumia, que alia um aro metálico com o plástico colorido da parte de trás. É verdade que, como é removível, a capa é um pouco fraca, mas a possibilidade de podermos alterar a sua cor de forma mais fácil vale a pena. Mas o grande ponto positivo é mesmo a câmara, que é bem melhor que a maioria dos outros smartphones que se encontram neste segmento de preço. Até é melhor que alguns mais caros, nomeadamente na captação de imagens com pouca iluminação.

No entanto, temos de marcar falta ao HDR, uma funcionalidade que melhora a qualidade das fotos e que num equipamento que tem na câmara o seu ponto forte não deveria faltar. Em termos de processamento, não notará dificuldades; contudo, quando tentar jogos que peçam uma resposta forte do processador, verificará que parece não estar à altura.

Pontos a Favor:

  • Design
  • Câmara com OIS mecânico

Pontos Contra:

  • Falta HDR na câmara
  • Processador deveria ser melhor

Desde já agrademos à Microsoft por nos ter disponibilizado o Nokia Lumia 830 para análise. Pode encontrar o equipamento nas lojas de retalho por 399€. Fique com a nossa habitual galeria de imagens.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here