Alexa da Amazon perdeu as vozes de Melissa McCarthy e Samuel L. Jackson

A gigante do comércio eletrónico Amazon interrompeu as vendas de vozes de “personalidades” célebres para a Alexa. A notícia do The Verge dá conta que as páginas de produtos para as vozes de celebridades disponíveis, já não estão disponíveis para compra.

“A voz na Alexa da atriz Melissa McCarthy já não está disponível para compra. Os clientes que adquiriram a experiência anteriormente podem continuar a usar a funcionalidade até 30 de setembro”, lê-se na notícia.

As vozes disponíveis também incluíam a estrela da equipa de basquetebol Los Angeles Lakers, Shaquille O’Neal e o ator Samuel L. Jackson.

A Amazon não revelou o motivo que a levou a descontinuar este produto, mas está disponível para satisfazer alguns pedidos de reembolso que possam surgir.

As personalidades das celebridades funcionavam com a maioria dos dispositivos Echo ativados por voz, exceto o Echo e o Echo Dot de primeira geração. Outros produtos que não suportavam a solução incluíam wearables, Fire TVs e Fire Tablets.

Ao adquirir a habilidade, Alexa ficou em segundo plano e permitiu que a personalidade da celebridade em causa assumisse o controlo. Se os utilizadores comprassem a voz de McCarthy, poderiam ativar o dispositivo dizendo “Hey Melissa” e se comprassem a voz de Jackson, o mesmo acontecia, mas dizendo “Hey Samuel”.

A Amazon começou a disponibilizar a voz de Samuel L. Jackson pela primeira vez em 2019, usando o modelo neural de conversão de texto em fala da Amazon para gerar respostas divertidas (e às vezes explícitas) em vez de depender de pré-gravadas, e posteriormente introduziu as vozes de McCarthy e Shaquille O’Neal em 2021. Contudo, as três vozes são um pouco limitadas no que podem responder pois não funcionam com listas de compras, lembretes nem fazem habilidades.

Entretanto, um relatório recente do Insider sugere que a empresa tem planos para mudar toda a configuração da Alexa devido à ascensão do ChatGPT e poderá usar um novo modelo de linguagem para tornar a Alexa “mais proativa e conversacional”. Pode acontecer que as vozes de celebridades de Alexa não se encaixem nessa visão ou talvez tenham se tornado caras demais para serem licenciadas.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui