Alerta WhatsApp! Não envie fotos íntimas com esta nova funcionalidade

O Facebook anunciou uma nova funcionalidade que já era muito esperada no seu principal serviço de mensagens, o WhatsApp. No entanto, a ideia que passa sobre esta funcionalidade não é totalmente real.

A nova funcionalidade do WhatsApp chama-se Visualização Única e tem como objetivo aumentar a privacidade dos utilizadores, já que as mensagens só podem ser vistas uma vez e o WhatsApp garante que não tem qualquer acesso às mensagens, já que as mesmas são encriptadas tal como todas as mensagens da aplicação. No entanto, não é garantido que o recetor da mensagem não a consegue guardar.

As mensagens com tempo limitado ficaram muito conhecidas através da aplicação Snapchat, sendo que foi a primeira a levar esta funcionalidade a nível global. Certamente que se procurar no Google vai encontrar inúmeras experiências no envio destas imagens, no entanto também rapidamente se percebeu que esta funcionalidade do Snapchat foi usada pelos mais jovens para partilhar imagens íntimas entre utilizadores. No entanto, há que admitir que isto tem sempre alguns perigos e há que ter cuidado.

Já nem vou falar do que uma pessoa mal intencionada por fazer com imagens intimas de uma pessoa, nomeadamente no ambiente estudantil, mas por isso é que convém termos atenção. A ideia desta nova funcionalidade do WhatsApp é podermos enviar uma imagem ou vídeo que seja de visualização única, para que não fique guardado em lado nenhum após o recetor da mensagem ver o ficheiro. Mas, já sabemos que isso não é garantido.

Não envie fotos íntimas com esta nova funcionalidade

Nós experimentámos a funcionalidade assim que tivémos acesso à atualização no WhatsApp e comprovamos que é muito fácil guardarmos a imagem que nos é enviada. Como?

Com um simples captura de ecrã. Sim sim, isso mesmo. Apesar de a mensagem ser de visualização única, o recetor poderá fazer uma captura de ecrã e guardar a imagem (ou o vídeo fazendo uma gravação de vídeo do ecrã) de uma forma tão fácil como acontece no Android (premindo o botão de diminuir o Volume e no botão ligar/desligar) ou no iOS (premindo o botão de aumentar o Volume e o botão ligar/desligar).

Ora quem utiliza esta função periodicamente sabe que isto é feito de forma muito rápida e, por isso, facilmente é fácil fazer com que uma imagem que seja de visualização única passe a estar permanentemente no nosso smartphone.

Por esse motivo, tenha muita atenção quanto às imagens e vídeos que envia através desta funcionalidade pois de “Visualização Única”… Tem apenas o nome.

Ainda não sabe como utiliza esta funcionalidade? Siga o passo a passo de como usar a Visualização Única no WhatsApp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui