Airbus efetuou a primeira descolagem automática

Dia 18 de dezembro de 2019 foi um dia que ficou para a história. E porquê? Porque foi neste dia de manhã que a empresa francesa fez uma descolagem totalmente automática bem-sucedida. Quando os relógios marcavam 10 horas e 15 minutos, a Airbus usou um dos seus aviões de testes e com recurso somente à visão fez 8 descolagens que terminaram às 14 horas e 45 minutos.

Foi no aeroporto Toulouse-Blagnac que o feito se registou com dois pilotos a bordo e três engenheiros de voo. Este feito faz parte do projeto ATTOL (Autonomous Taxi, Take-Off & Landing) que foi criado no mês de junho do ano passado. Autonomia dos aviões e inovações nos materiais e conectividade fazem ainda parte do projeto desenvolvido pela Airbus.

Para a Airbus, a autonomia não pretende substituir os pilotos mas antes servir de apoio a estes de forma a que os pilotos se possam concentrar mais no voo em si, na gestão do mesmo e em tomar decisões estratégicas.

Este feito é um marco enorme e pode ser a rampa de lançamento para se chegar muito mais longe.

Numa altura em que a segurança dos voos e a chegada ao destino em segurança, sem acidentes, voltou à ordem do dia é importante festejarmos estes pequenos passos que vão acontecendo e que são ótimos investimentos das empresas. Sabemos, obviamente, que há muitos fatores que fogem ao controlo dos pilotos, que há muitas situações que são “acasos” mas acreditamos que um piloto que se possa concentrar mais em decisões estratégicas transmitirá mais segurança aos passageiros que colocam diariamente a sua vida as mãos destes. Os pilotos, senhores dos ares, precisam cada vez mais de todas as “ajudas” possíveis.

Apesar de este feito ter acontecido em dezembro do ano passado foi só agora, no dia 16 do corrente mês, que a Airbus divulgou o importante avanço que conseguiu.

Fonte: Business Insider

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui