Xiaomi confirma: produção do primeiro carro elétrico começará em 2024

Xiaomi, a gigante empresa chinesa de eletrónica e tecnologia, continua a avançar com o seu projecto de carro eléctrico. Lei Jun, o co-fundador e CEO da Xiaomi, anunciou oficialmente num discurso no parlamento chinês que a produção do seu primeiro modelo movido a bateria está previsto para começar no primeiro semestre de 2024.

A empresa já investiu uns impressionantes 3 mil milhões de yuan (405 milhões de euros) no projecto. Este investimento é um sinal da intenção séria com que Xiaomi está a apostar neste projecto, e projeta o grande investimento para a investigação e desenvolvimento. Testes de desempenho, segurança e design estão atualmente a ser realizados antes da versão final poder ser apresentada no final deste ano.

O número um da Xiaomi está ativamente envolvido neste projeto, pois destacou que passou mais da metade de seu tempo trabalhando nele no ano passado. “A produção de carros da Xiaomi progrediu além das expectativas e os protótipos concluíram recentemente com sucesso os testes de inverno.”

Portanto, ao que tudo indica, não existe atrasos no trajeto da empresa chinesa no seu plano de entrar no setor automobilístico. Como sabemos, o anúncio deste projeto foi feito em 2021. A Xiaomi já tinha dito que iria investir 10 bilhões de yuans, cerca de 1,35 bilhão de euros na sua nova divisão de carros elétricos nos próximos 10 anos.

O primeiro carro elétrico da Xiaomi é atualmente conhecido como MS11 e deverá ser um sedan. No final de janeiro, espalharam na rede algumas renderizações que pareciam mostrar o design deste carro. Ao que tudo indica, o “responsável” por esta fuga de imagem foi identificado num fornecedor da Xiaomi. De facto, segundo o que surgiu na altura, a Xiaomi aplicou uma multa muito pesada de 1 milhão de yuans (cerca de 135 mil euros) ao culpado.

De qualquer forma, a gigante da eletrônica apressou-se em informar que as imagens apresentavam renderizações não definitivas. Verdade ou não, a empresa chinesa ficou muito chateada com estas fuga de imagens.

Na frente técnica, apenas se sabe alguns detalhes, graças a alguns rumores que surgiram na imprensa chinesa. Parece que o primeiro elétrico da Xiaomi pode ser oferecido em duas versões. O primeiro com baterias Blade da BYD e o segundo com baterias Qilin da CATL. Além disso, o carro também deverá contar com avançados sistemas de assistência ao motorista. Ao todo, a Xiaomi estará a trabalhar em 4 carros elétricos, incluindo um SUV que deve estrear-se em 2025.

É claro que um design atraente e recursos avançados de assistência à direção não serão suficientes para o primeiro carro elétrico da Xiaomi conquistar um espaço no mercado automotivo chinês. O futuro MS11 terá que ter especificações e tecnologias de alto perfil para competir num setor cada vez mais competitivo e em constante crescimento e evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui