WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens para evitar Fake News

A empresa quer diminuir o fluxo da difusão da desinformação. Daí impor limites ainda mais restritos no que toca ao reencaminhamento de mensagens.

Como estamos numa altura em que as pessoas estão a depender mais do que nunca das tecnologias, dos telemóveis, das plataformas de envio de mensagens, a WhatsApp achou que estava na altura de introduzir novas medidas. Isto numa tentativa de tentar limitar a difusão das chamadas noticias falsas.

A partir de agora quando receber uma mensagem que é frequentemente reencaminhada, por exemplo, uma que tenha sido reencaminhada mais de cinco vezes, esta passa a ser identificável com uma seta dupla, e passa a só conseguir reencaminhar para uma conversa de cada vez.

Isto porque, ao que parece e segundo um post de blogue da própria empresa, esta afirma ter visto uma aumento significativo do número de mensagens encaminhadas na sua plataforma e, apesar de a maioria ser de carácter inocente, como por exemplo, memes e orações, acontece que está ajudar para que sejam divulgadas informações falsas. E a empresa acredita que é muito importante conseguir-se retardar a difusão deste tipo de mensagens, de forma a continuar a manter a WhatsApp num lugar seguro, de conversa pessoal e social.

Como se sabe, esta não é a primeira vez que a WhatsApp impõe medidas deste género. Principalmente depois de ela e a empresa mãe, o Facebook, terem sido acusadas de desempenhar um papel vital na disseminação da desinformação durante a violência na India em 2018. Assim, como consequência, a WhatsApp passa a reduzir o numero de vezes que uma mensagem pode ser transmitida. Antes era de 20 vezes, agora passa para cinco.

Infelizmente, mesmo impondo regras mais rigorosas, isso não vai fazer com que a divulgação de noticias falsas desapareça por completo, e claro como tudo o que diz respeito a tecnologias, não será impossível para os utilizadores conseguirem contornar estas medidas de uma maneira ou de outra.Como por exemplo, simplesmente copiar e colar o texto da mensagem.

Contudo este passo não deixa de ser um passo importante nos tempos que hoje em dia vivemos a nível mundial e também é um reconhecimento por parte do Facebook de que os seus serviços realmente desempenham um papel fundamental na promoção da desinformação.

Fonte: WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui