WhatsApp limita reencaminhamento de mensagens para evitar Fake News

A empresa quer diminuir o fluxo da difusão da desinformação. Daí impor limites ainda mais restritos no que toca ao reencaminhamento de mensagens.

Como estamos numa altura em que as pessoas estão a depender mais do que nunca das tecnologias, dos telemóveis, das plataformas de envio de mensagens, a WhatsApp achou que estava na altura de introduzir novas medidas. Isto numa tentativa de tentar limitar a difusão das chamadas noticias falsas.

A partir de agora quando receber uma mensagem que é frequentemente reencaminhada, por exemplo, uma que tenha sido reencaminhada mais de cinco vezes, esta passa a ser identificável com uma seta dupla, e passa a só conseguir reencaminhar para uma conversa de cada vez.

Isto porque, ao que parece e segundo um post de blogue da própria empresa, esta afirma ter visto uma aumento significativo do número de mensagens encaminhadas na sua plataforma e, apesar de a maioria ser de carácter inocente, como por exemplo, memes e orações, acontece que está ajudar para que sejam divulgadas informações falsas. E a empresa acredita que é muito importante conseguir-se retardar a difusão deste tipo de mensagens, de forma a continuar a manter a WhatsApp num lugar seguro, de conversa pessoal e social.

Como se sabe, esta não é a primeira vez que a WhatsApp impõe medidas deste género. Principalmente depois de ela e a empresa mãe, o Facebook, terem sido acusadas de desempenhar um papel vital na disseminação da desinformação durante a violência na India em 2018. Assim, como consequência, a WhatsApp passa a reduzir o numero de vezes que uma mensagem pode ser transmitida. Antes era de 20 vezes, agora passa para cinco.

Infelizmente, mesmo impondo regras mais rigorosas, isso não vai fazer com que a divulgação de noticias falsas desapareça por completo, e claro como tudo o que diz respeito a tecnologias, não será impossível para os utilizadores conseguirem contornar estas medidas de uma maneira ou de outra.Como por exemplo, simplesmente copiar e colar o texto da mensagem.

Contudo este passo não deixa de ser um passo importante nos tempos que hoje em dia vivemos a nível mundial e também é um reconhecimento por parte do Facebook de que os seus serviços realmente desempenham um papel fundamental na promoção da desinformação.

Fonte: WhatsApp

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here