Veja Como a SpaceX prepara O Próximo Voo De Teste da Starship

A SpaceX anunciou oficialmente que o segundo voo de teste da Starship poderá ocorrer em meados de novembro, com o dia 13 a surgir como uma possível data, dependendo da aprovação dos reguladores. Apesar de já ter o aval dos inspectores de segurança da FAA, a SpaceX ainda necessita da aprovação ambiental do Serviço de Pesca e Vida Silvestre dos Estados Unidos.

Mais de meio ano após o primeiro voo de uma Starship totalmente integrada, a SpaceX tem agora um novo modelo pronto para a sua segunda prova, conhecida internamente como Integrated Flight Test 2 (IFT-2). A Starship é um foguete de duas etapas que mede 120 metros de altura, mais do que qualquer outro foguete na história.

Para este voo, será utilizado o propulsor Super Heavy, o Booster 9, que mede 70 metros de altura e tem 33 motores Raptor. Como segunda etapa ou nave espacial Starship, será usada a Ship 25, que mede 50 metros de altura e tem seis motores Raptor, três deles optimizados para o espaço. Ambas as etapas já foram empilhadas várias vezes e completaram com sucesso testes de ignição e de carga de combustível.

Apesar da SpaceX ainda não ter licença de voo, a aprovação regulatória estaria prestes a chegar. A FAA concluiu a sua revisão de segurança da Starship na semana passada, faltando apenas a aprovação ambiental.

O primeiro lançamento da Starship ocorreu a 20 de abril. Apesar de três dos seus 33 motores Raptor não terem acendido no lançamento, e outros três terem falhado durante o ascenso, a SpaceX fez melhorias significativas para evitar a repetição destes problemas.

A segunda Starship conta com um novo TVC e um novo mecanismo de separação de etapas. Este sistema permitirá que a Starship acenda os seus motores para se separar do Super Heavy, aumentando a sua capacidade de carga a longo prazo.

Outra melhoria significativa foi a reconstrução completa da plataforma de lançamento, após a destruição parcial causada pelo potente e lento despegue da Starship. O perfil de voo para a segunda prova é semelhante ao de abril. O foguete ascende durante 2 minutos e 39 segundos até que o Booster 9 apaga os seus motores. Dois segundos depois, a Starship 25 acende os seus motores para se separar e iniciar o seu voo de 90 minutos até ao Pacífico, perto da ilha de Kauai, no Havai, onde se espera que aterre.

Elon Musk afirma que a probabilidade de sucesso deste segundo voo é “muito maior”. A NASA é uma das primeiras interessadas em que assim seja, tendo escolhido o foguete da SpaceX para levar astronautas desde a órbita lunar até à superfície da Lua na missão Artemis III.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui