Uber vai acrescentar robotáxis à sua aplicação

Ainda este ano os robotáxis da Waymo vão estar disponíveis para viagens e entrega de refeições na aplicação da Uber, em Phoenix, nos Estados Unidos. Este é o resultado de uma nova parceria que os dois ex-rivais anunciaram, com o objetivo de atrair mais clientes para os veículos autónomos.

Um “número definido” de veículos Waymo estará disponível para passageiros da Uber e clientes de entrega do Uber Eats em Phoenix, onde a empresa Alphabet duplicou a sua área de serviço. A parceria foi descrita como “plurianual”, com o objetivo de reunir “a tecnologia de direção autónoma líder mundial da Waymo com a escala massiva das redes de partilha e entrega de viagens da Uber”.

Os serviços de robotáxi têm vindo a trilhar caminho, principalmente desde a pandemia, com empresas a demitirem trabalhadores e outras tantas a fecharem completamente, apesar deste ser um negócio difícil de operar devido às restrições de onde os veículos podem circular. Serviços conduzidos por humanos, como Uber e Lyft, não têm essas limitações. E os clientes podem ser inconstantes, mudando rapidamente para outro serviço que promete tempos de espera mais curtos e menos limites à circulação.

Uber_Waymo

De recordar que nem sempre as duas empresas estiveram em sintonia. Em fevereiro de 2017, a empresa de propriedade da Alphabet processou a Uber e a sua subsidiária, a startup de camiões autónomos Otto, por alegações de roubo de segredo comercial e violação de patente.

O caso foi a julgamento quase um ano depois, mas terminou rapidamente quando os dois lados chegaram a um acordo surpresa após apenas uma semana de deliberações. Mais tarde, a Uber admitiu que se apropriou indevidamente de parte da tecnologia da Waymo e prometeu licenciá-la para uso futuro. Anthony Levandowski, ex-engenheiro da Google e fundador da Otto, foi condenado a 18 meses de prisão por roubar os segredos comerciais da Waymo – mas mais tarde foi perdoado pelo ex-presidente Donald Trump.

A Waymo não é a única empresa de robotáxi a aparecer na aplicação da Uber. A Motional, uma joint venture entre a Hyundai e a Aptiv, tem os seus veículos disponíveis na app da Uber em Las Vegas.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui