Google também pode trazer mensagens de texto via satélite ao Android

A Google pode vir a integrar comunicações bidirecionais via satélite para dispositivos Android com a atualização do Android 14, seguindo uma tendência de mercado presente cada vez mais nos smartphones e iniciada pela Apple e que será também disponibilizado ao mesmo tempo que o SOS por satélite.

Embora a atualização estável ainda não tenha sido lançada (deve chegar a 150 países de todo o mundo), o Android Authority noticia que a Google está a trabalhar com a Garmin para trazer mensagens de texto bidirecionais por satélite para telefones Android no futuro.

Crê-se que o serviço possa ser integrado na aplicação Google Messages. O desenvolvedor Neil Rahmouni encontrou algumas sequências de código na versão mais recente da app de Mensagens da Google, e o código menciona: “para perguntas sobre a sua emergência, ligue para o Garmin Response em %1$s. Para relatar uma nova emergência, ligue para o número de emergência local”.

A Garmin já possui vários produtos com conectividade via satélite para mensagens de texto em emergências. A empresa trabalha com a Iridium, uma empresa que possui uma constelação de satélites de órbita terrestre baixa em todo o mundo para permitir a ligação por satélite.

Como a Garmin já desenvolveu todo o ecossistema de produtos, a Google pode aproveitar a sua tecnologia para enviar mensagens de texto de emergência pelo Google Messages.

De acordo com o site da empresa, os serviços SOS de emergência via satélite da Garmin estão disponíveis em mais de 150 países nos sete continentes. Isso poderia dar ao Google Messages uma vantagem vital sobre o serviço concorrente de comunicação via satélite da Apple, que só está disponível nalguns países.

A Apple foi a primeira marca de smartphones a trazer o sistema SOS de emergência baseado em satélite para os seus smartphones. Mais tarde, a Huawei anunciou um recurso semelhante com os seus mais recentes telefones de categoria mais elevada. Embora se esperasse que a Samsung apresentasse uma funcionalidade semelhante com o Galaxy S23, tal não aconteceu, e espera-se que seja agora lançado com o Galaxy S24 no início do próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui