Testes de desempenho voltam a colocar novo MediaTek Dimensity 9000 à frente

Parece que finalmente este ano de 2022 teremos um processador topo de gama concorrente à Qualcomm. Sim, é verdade que temos o Exynos, da Samsung, o A15, da Apple, e também já tivémos a Huawei a lançar processadores de qualidade, o Kirin, no entanto, nestes casos a sua disponibilidade é exclusiva à própria marca.

Nos últimos anos, não há qualquer dúvida que tem sido a Qualcomm a dominar o mercado de processadores topo de gama, senho que a Mediatek tem vindo a crescer gradualmente e se é verdade que no mercado e baixa e média gama, a MediaTek está à frente da sua concorrente, em termos de topo de desempenho, ainda não conseguiu equiparar-se. Aliás, ainda não tinha conseguido equiparar-se.

A fabricante chinesa tem evoluído nos últimos anos, mas a quando do lançamento do novo Dimensity 9000, colocou a fasquia alta e fez logo acreditar que poderíamos ter um processador ao mais alto nível, para equipar todos de gama. Mas foi com os primeiros resultados de desempenho que tivémos a resposta.

Dimensity 9000 pode mesmo ser o processador topo de gama de 2022

Foi em novembro passado que a Mediatek anunciou o Dimensity 9000, como o seu processador topo de gama para 2022, mas foi no passado mês de janeiro que surgiram os primeiros resultados de testes de desempenho que demonstraram que o novo processador da MediaTek tinha resultados melhores que o Snapdragon 8 Gen1.

Na altura, o A15 Bionic da Apple demonstrou que continua o melhor processador do mercado, mas o novo Dimensity 900 ultrapassou os outros concorrentes em várias áreas de teste do Geekbench 5. Agora os testes aconteceram num smartphone que ainda não foi lançado, o Vivo X80.

Segundo os dados divulgados, o MediaTek obteve 1.072.221 no AnTuTu, um valor record já que, por exemplo, o GSMArena, colocou uma comparação que em o Snapdragon obteve 1.056.488. No entanto, eles referem que, por exemplo, no testo do Samsung Galaxy S22 Ultra, o Exynos 2200 obteve 968.359, o que demonstra que a MediaTek não está para brincadeiras.

No GeekBench 5, mais ume vez, o Dimensity 9000 está À frente, com o Snapdragon 8 Gen 1 a obter 3855 e o Galaxy S22 Ultra com Exynos 2200 a registar 3657, no multi-core, e no single-core obteve 1248, 1246 e 1180, respetivamente.

Estamos ansiosos por perceber qual é que será a diferença de preço dos smartphones com MediaTek em comparação com os da Qualcomm, pois se em termos de processamento forem melhores e mais barato, será interessante percebermos como é que o mercado irá reagir e, até, o que é que as marcas irão fazer.

Especificações do MediaTek Dimensity 9000

O novo chipset 5G sub-6GHz é o primeiro chip de smartphone a usar um núcleo Cortex-X2 com frequência de até 3,05 GHz e é o primeiro chip de smartphone do mundo a incluir Bluetooth 5.3. O SoC é organizado em uma configuração 1 + 3 + 4. Além daquele único Cortex-X2 “ultra core”, ele tem um cluster de 3X “super cores” Cortex-A710 com frequência de até 2,85 Ghz, e um cluster de 4 núcleos Cortex A510 de eficiência com frequência de 1,8 GHz.

O chipset suportará velocidades de RAM LPDDR5x de até 7500 Mbps em smartphones. Ele também tem 14 MB de cache, o que Mediatek diz que melhora o desempenho em 7% e o consumo de largura de banda em 25% contra apenas 8 MB de cache. No desempenho preliminar do Geekbench, o Dimensity 9000 superou as pontuações do “topo de gama Android” (provavelmente o Snapdragon 888, já que a MediaTek não refer o nome) e teve uma pontuação semelhante ao “topo de gama de 2021”, o que indiretamente significa o mais recente A15 Bionic da Apple. E simplesmente estes indicadores apontam que a MediaTek fez um excelente processador que a coloca no topo do mercado.

Para gráficos, há uma nova GPU Mali-G710 com 10 núcleos. Há um novo SDK de raytracing para programadores que trazem novas melhorias visuais para se aproximar do desempenho gráfico de nível de PC. Há conectividade atualizada com Bluetooth 5.3 pela primeira vez em processadores de smartphone. Ele também suporta Wi-Fi 6E 2×2, é compatível com Bluetooth Audio LE com “Dual-Link True Wireless Stereo Audio e suporta um novo padrão Beidou III-B1C GNSS.

O ISP (Processador de Sinal de Imagem) do Dimensity 9000 pode capturar vídeo 4K HDR de três câmaras simultaneamente. MediaTek explica que, ao capturar três exposições simultaneamente de três câmaras, cada uma passando por um dos três ISPs, pode processar um total de 270 frames por segundo para produzir vídeo HDR 4K de 18 bits. O ISP também oferece suporte a sensores de câmara de até 320MP.

O modem 5G está em conformidade com o padrão. Embora ainda não tenha mmWave desta vez, este modem suporta sub-6 Ghz 5G com velocidades de download máximas teóricas de 7 Gbps com 3CC Carrier Aggregation (300 MHz). Este também é o único modem de smartphone 5G a oferecer suporte a R16 UL Tx Switching para conexões baseadas em SUL e NR UL-CA. O modem também oferece melhor consumo de energia para conexões 5G ativas e em espera.

A nova APU (AI Processing Unit) suporta desempenho até 4 vezes melhor em relação à geração anterior e lidera o desempenho no ETHZ, um teste de benchmark de AI. A MediaTek afirma que o Dimensity 9000 supera o Google Tensor em 16% no desempenho de IA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui