Simplex com 18 novas medidas até ao final do ano

O Programa Simplex vai trazer 18 novas medidas, entre as quais a fatura eletrónica para empresários, um verificador do deferimento tácito, o OK morada, a pesquisa de emprego mais ágil, a desmaterialização do certificado multiuso e o Seguro Automóvel na Carteira Digital.

A notícia foi dada em comunicado enviado à imprensa, onde ainda ficamos a perceber que, a partir do ano que vem, o novo Cartão do Cidadão passa a ser contactless, permitindo, por exemplo, o uso como título de transporte, ao mesmo tempo que virá com um mecanismo de segurança avançada.

Todas as novidades entrarão em funcionamento ainda no final deste ano ou no início do próximo, explicou o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa: “estas medidas, acima de tudo mais viradas para o cidadão, são aquelas que trazem valor acrescentado, de simplificação, de eficácia, ao cidadão e às empresas”, adiantou Mário Campolargo, que tem apostado em menos medidas, mas com maior impacto na vida das pessoas e das empresas.

simplex

Relativamente ao balanço do Simplex 2022, mais de metade das 48 medidas estão implementadas à data de hoje. A Chave Móvel Digital, que pode ser ativada presencialmente, por videochamada, online e agora também por biometria, garante que um único acesso permite entrar em todos os serviços públicos – e já alguns privados, como instituições bancárias ou de telecomunicações. Desde a sua criação, já foram ativadas mais de 5 milhões de chaves das quais 300 mil foram através de biometria.

Os Exames de Saúde Digitalizado permitiram aos profissionais de saúde emitirem mais de 26 milhões de requisições. E permitiu aos utentes acederem a 53 milhões de resultados de exames. Os exames digitalizados pouparam muitas deslocações às unidades de saúde, bem como a impressão de milhões de documentos.

Com o Consulado Virtual, lançado no Dia de Portugal (10 de junho), as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo passaram a contar com um canal online e mais direto de acesso aos serviços consulares, tendo já evitado mais de 300 deslocações.

As faturas digitais tornam prática e económica a gestão de faturas para as pessoas e para os comerciantes. E o serviço de notificações no telemóvel para revalidar a carta de condução permitiu o envio pelo IMT de mais de 255 mil SMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui