O foguetão Starship da SpaceX sobe aos céus durante o IFT-4. A SpaceX está a preparar-se para lançar o seu projétil Starship full stack pela quinta vez no final de julho, de acordo com novos comentários do CEO Elon Musk noticiados pela WCCFTech.
O quarto teste da nave voou para os céus em junho e marcou a primeira vez que a nave e o propulsor atingiram os seus objetivos de teste. Devido à sua complexidade, que decorre de 33 motores Raptor, o booster revelou problemas à SpaceX durante os testes anteriores.
Durante o quarto teste, o foguetão fez um mergulho suave no oceano. Após o teste, Musk foi rápido em partilhar que o teste seguinte veria a SpaceX tentar capturar uma torre e, até agora, a SpaceX parece estar a manter-se fiel a esta decisão.
O perfil de recuperação da SpaceX para a Starship é diferente do usado no projétil Falcon 9. Ao contrário do Falcon 9, o segundo estágio da Starship também é totalmente reutilizável e, embora o booster Falcon pouse numa nave drone ou no solo, o booster Starship Super Heavy não possui pernas de pouso. Isto significa que a SpaceX planeia “capturar” o foguetão com a sua torre de lançamento – uma decisão que desempenha um papel fundamental no plano da empresa de tornar a Starship rapidamente reutilizável.
Antes da Starship IFT-4, a SpaceX ainda não tinha realizado uma aterragem controlada da Starship. No entanto, depois de ter conseguido fazer um mergulho suave durante o quarto teste, parece que a empresa vai avançar rapidamente para a próxima etapa dos testes da nave.
Um dos maiores obstáculos que a SpaceX teve de enfrentar ao estabelecer uma cadência de testes rápidos para a Starship foi garantir a aprovação regulatória. A FAA tem de aprovar cada lançamento individualmente, mas agora parece que esse processo pode ser acelerado, visto que a SpaceX usa o mesmo perfil de voo quando quer replicar as mesmas características de teste.
Antes de capturar a torre, a Starship testa primeiro todos os seus sistemas próximos à torre antes de se aproximar dela. Uma captura é bastante arriscada, pois pode danificar ou destruir a torre.
Antes do quinto vôo, a SpaceX está a substituir todas as peças da nave designada para este teste. Imagens recolhidas pela imprensa local no Texas também mostram que a SpaceX está a construir uma segunda torre em Boca Chica.