Será certo complementar a religião com a tecnologia?

Apesar de os dias continuarem a ter vinte e quatros horas para todos nós, nem sempre nos é possível ter tempo para ir a uma missa presencial ou para participar de alguma atividade religiosa.

Seja devido ao aumento das horas de trabalho ou devido às responsabilidades acrescidas, por vezes a única solução é optar pelo uso da tecnologia. Mas será que essa tecnologia pode, efetivamente, ser usada como algo complementar ou apenas nos afasta da nossa religião?

Fonte: Pixabay

Complementar a religião com a tecnologia: sim ou não?

A religião tem dois propósitos principais: alcançar a salvação eterna e encontrar soluções para questões ou problemas diários. Pensando deste modo, será que a tecnologia será uma forma de nos afastar ou uma mais valia?

A transmissão da palavra de Deus é o que realmente importa. E parando para pensar na correria a que estamos sujeitos todos os dias, esta pode ser a forma mais fácil e rápida de ter esse contacto espiritual.

A tecnologia, inclusivamente, pode ser um excelente apoio durante a quaresma, ou seja, na sua caminhada até ao dia da Páscoa. Com apenas alguns minutos diários, sentirá a sua fé restaurada.

Além da possibilidade de ouvir missas diariamente, também terá outros benefícios usando as tecnologias, nomeadamente:

  • Criar ou pertencer a uma comunidade cristã;
  • Ler ou ouvir a bíblia diariamente;
  • Participar em estudos bíblicos;
  • Partilhar eventos e juntar um grande número de fiéis;
  • Partilhar a palavra de Deus com as redes sociais;

Estes benefícios podem ser obtidos através do uso de websites próprios, redes sociais ou aplicações móveis.

5 opções tecnológicas para entrar em contacto com a palavra de Deus

1. Passo a Rezar

Esta aplicação para dispositivos móveis é uma excelente forma de caminhar até à Páscoa cristã pois terá acesso a rezas diárias com excelentes conteúdos e lições. Estas rezas diárias podem ser o seu sacrifício da quaresma e, acredite, nesse período irá sentir-se mais leve perante os desafios diários.

Quer uma experiência espiritual completa? O segredo é a preparação do ambiente. Durante as rezas, recomendamos usar as velas e objetos litúrgicos da Holyart; ou em outras lojas online renomadas de artigos religiosos.

2. The Bible App Free + Audio, Daily Verse, Prayer

Com uma breve pesquisa por ‘bíblia’ no Google Play irá encontrar diversas opções grátis da bíblia, mas escolhemos esta aplicação em específico por diversas razões.

Embora seja uma aplicação em inglês, além do modo de leitura terá uma opção de áudio, versos diários e possíveis de partilhar, possibilidade de marcar as passagens mais importantes e muito mais. Consideramos que esta é uma opção completa e se tiver a possibilidade de implementá-la no seu dia-a-dia, recomendamos.

3. Redes sociais

Atualmente tem à sua disposição diversos grupos e páginas nas redes sociais onde pode interagir com outros fiéis que se encontrem localizados em Portugal ou em qualquer outro local do mundo.

Experimente os grupos e páginas do Facebook ou as contas no Instagram e comece a sua interação com a comunidade.

4. iDisciple

Esta aplicação é outra opção completa e muito interessante, mas que não se encontra disponível em português. No entanto tem opções de conteúdo incríveis que respondem às principais questões que muito fiéis – e pessoas de todo o mundo – fazem.

O objetivo desta aplicação é permitir um mergulho mais profundo nas questões que realmente importam, mantendo sempre a conexão com Deus.

5. Visita virtual ao Vaticano

Se por alguma razão não tem possibilidade de visitar o Vaticano, não se preocupe, pode conhecer o local de outra forma. As novas tecnologias permitem uma maior aproximação entre as pessoas e os locais geográficos e, assim sendo, pode conhecer os museus do vaticano sem sair de casa.

Apenas com um computador e acesso à internet é possível visitar o local com as tours 360o. Terá acesso ao museu Pio Clementino, às Salas de Rafael e até à tão conhecida Capela Sistina. No final pode, ainda, comprar alguns produtos na loja online e recebê-los em casa em pouco tempo. Caso queira obter mais opções tecnológicas que lhe possam ser úteis, aconselhamos o conteúdo do website NewEsc que refere as cinco principais.

Concluindo, lembre-se que a tecnologia não tem de ser um obstáculo à sua fé, muito pelo contrário, esta é uma excelente aliada!

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here