Apesar de 72% dos jovens usarem senhas diferentes para cada serviço, ao revelarem seus dados correm o risco de ter as suas contas atacadas.
Quase quatro a cada dez jovens, com idade entre 18 e 25 anos, compartilham as suas senhas com amigos e família, este estudo foi realizado pela AVG, empresa de segurança digital, com utilizadores desta faixa etária.
A pesquisa, parte da campanha que visa alertar os universitários sobre os perigos do status jacking (sequestro de status),que chegou à conclusão, de que as jovens são mais propensas a revelar seus códigos a conhecidos: 42% das entrevistadas admitiram ter esse costume, mas só 28% dos homens fazem o mesmo.
Um índice razoável, 78% dos utilizadores, responderam que têm os seus portáteis protegidos por código – 81% dos homens e 74% das mulheres – mas só 50% protegem os seus telemóveis com o recurso. Quanto à necessidade de usarem diferentes passwords para cada rede social, 72% dos jovens disseram que têm essa preocupação. Apesar deste cuidado, 9% já tiveram suas máquinas infectadas por vírus ao fazerem download de arquivos desses portais.
“A boa notícia é que a maioria dos jovens protege os seus computadores, mas é preocupante que quatro a cada dez compartilham as suas passwords, algo que, definitivamente, nós não recomendamos”, disse Tony Anscombe, director de produtos gratuitos da companhia. “Isto dá margem para o status jacking, e deixa contas importantes, como a do internet banking, sujeitas a ataques”, alertou.