Samsung ultrapassa Google em IA… graças ao próprio Google

A Samsung acaba de lançar oficialmente o Samsung Galaxy S24 Ultra, juntamente com o Samsung Galaxy S24 e S24+. O foco desta geração é claro: a inteligência artificial (IA). Após testar a fundo as funções de IA do S24 Ultra, a primeira coisa que me veio à mente foi: “isto tudo me faz lembrar o Google Pixel 8 Pro”.

A interface de geração de fundos, o modo intérprete, as traduções do teclado… Muitas das funções parecem herdar da Pixel ROM, embora refinadas e a funcionar ainda melhor em alguns casos. Agora sabemos porquê: a Samsung é o primeiro parceiro da Google Cloud a implementar o Gemini Pro.

Isto significa que a família S24 pode beneficiar dos modelos da Google, como a Imagem 2, o modelo de linguagem Gemini Nano e as tecnologias da Google DeepMind. Vamos esclarecer o que é da Samsung e o que é da Google na nova família Galaxy S24, pois este acordo entre ambas as empresas é apenas o começo. Qualquer outra empresa, em acordo com a Google, pode beneficiar destas funções.

Algumas das funções que estreiam no Samsung Galaxy S24 Ultra já as conhecíamos, algumas através de integrações nativas da Google e outras através de aplicações que estavam disponíveis para todos os utilizadores no Android. Estas funções, embora potenciadas pela Samsung, são realidades que já conhecíamos no Android. A boa notícia? Nada impede que o resto dos fabricantes acabem por integrar funções semelhantes, embora para isso seja necessário um acordo com a Google.

Além destas funções, a Samsung tem desenvolvimentos próprios que funcionam em parte graças ao modelo Gemini da Google. Entre eles, a tradução de chamadas, a transcrição de notas para texto plano, a integração da IA no Android Auto e o ProVisual Engine.

Uma leitura curiosa sobre esta integração da IA da Google na One UI é como a Samsung ultrapassou a própria Google. Os Pixel 8 Pro foram vendidos também sob o argumento de que a IA potenciava a sua usabilidade, mas não ao nível que a Samsung implementou. Além de ter melhorado as próprias funções da Google em termos de velocidade e experiência de utilização, há adições próprias.

A IA da Google funciona melhor no S24 Ultra do que no Pixel 8 Pro. Mais rápida, executando o modelo localmente em alguns casos e sem a necessidade de armazenarmos dados como as nossas fotografias na cópia de segurança da Google se quisermos usar ferramentas como o editor.

Há alguma esperança para o resto das empresas. Aquelas que quiserem aliar-se à Google podem, tecnicamente, ter acesso a estes modelos e dar-lhes vida com o hardware adequado. A grande questão é se isso vai acontecer ou não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui