Samsung One UI 6: A nova interface de utilizador para Android 14

A Samsung apresentou oficialmente a One UI 6 na sua conferência anual de desenvolvedores, a Samsung Developer Conference, realizada em São Francisco. Esta nova interface de utilizador, que funciona sobre o Android 14, traz uma série de inovações que tivemos a oportunidade de analisar na sua versão beta nos últimos meses.

Para quem não está familiarizado com o assunto, a maioria dos fabricantes que licenciam o sistema operativo Android adicionam camadas de software adicionais para personalizar os seus dispositivos e diferenciá-los da concorrência. Alguns fazem-no de forma leve, enquanto outros alteram completamente a interface de utilizador e adicionam aplicações e serviços alternativos aos do Google.

Considerando que a Samsung continua a ser o maior vendedor de telemóveis a nível mundial (também lidera no segmento de tablets e wearables) e conta com 600 milhões de utilizadores registados, segundo dados da própria empresa, é fácil perceber a importância deste desenvolvimento que irá atualizar dezenas de milhões de dispositivos. A Samsung é, a par da Google e da Apple, o fabricante que mais investe em software.

Em relação à One UI 6, a Samsung focou o desenvolvimento em áreas principais como a melhoria da facilidade de uso, atualização de aplicações, otimização do design das funções, opções de personalização mais amplas e a sempre crucial área da segurança.

Neste âmbito, destaca-se a melhor gestão do bloatware, a plataforma Knox Matrix e as alterações nas chaves de acesso com a compatibilidade com o Credential Manager e Passkeys, simplificando o processo de autenticação e melhorando a segurança em relação às típicas passwords. Tal como o Windows, o Android aposta num futuro sem passwords.

A interface de utilizador também foi significativamente renovada, nomeadamente no que diz respeito à forma como se veem as notificações e ao painel de configuração rápida. Há ainda uma nova fonte predefinida, novos emojis, um novo widget de câmara personalizado que permite pré-selecionar um modo de câmara e a localização de armazenamento, e a opção de configurar diferentes ecrãs de bloqueio de acordo com o modo e a rotina atual do utilizador.

Outras melhorias incluem a mudança automática em sistemas de duplo SIM, a otimização de aplicações em dispositivos dobráveis, a escala de texto do sistema até 200% e a reserva dos serviços em primeiro plano apenas para as tarefas de maior prioridade. A Samsung também expandiu as capacidades do seu assistente virtual Bixby para funcionar em ambientes multidispositivo e num ecossistema de casa inteligente ‘SmartThings’, que conecta desde telemóveis a televisores.

A Samsung anunciou que irá atualizar uma série de dispositivos para a One UI 6, incluindo a série Galaxy S, a série Galaxy Z, a série Galaxy A, a série Galaxy M, a série Galaxy F, a série Galaxy Xcover e a série Galaxy Tab. Não foi anunciada uma data específica para a disponibilidade da nova interface, mas espera-se que chegue primeiro às últimas versões dos Galaxy S e dos dispositivos dobráveis.

A aposta num futuro sem passwords e a expansão das capacidades do assistente virtual Bixby são apenas alguns dos destaques desta atualização. Aguardamos com expectativa a chegada da One UI 6 aos dispositivos Samsung.

Fonte: sammobile

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui