Android 14: A solução para o bloatware nos smartphones

A maioria dos smartphones Android, hoje em dia, vêm com uma série de aplicações preinstaladas, conhecidas como bloatware. Estas aplicações variam de acordo com o fabricante e o modelo do telefone, e embora algumas possam ser úteis, muitas vezes são indesejadas pelos utilizadores.

Quando adquirimos um novo smartphone, uma das primeiras coisas que tendemos a fazer é eliminar estas aplicações. No entanto, a Google parece ter encontrado uma solução para este problema com a nova versão do seu sistema operativo, o Android 14. Esta versão inclui uma funcionalidade que permite bloquear o bloatware. A má notícia é que a implementação desta funcionalidade depende dos próprios fabricantes que instalam o bloatware.

O Android 14 já está disponível há alguns meses e continua a ser instalado em todos os smartphones compatíveis. A Samsung é uma das empresas mais diligentes neste processo, com muitos dos seus telefones já actualizados para a última versão. No entanto, ainda estão a ser descobertas novas funcionalidades deste sistema.

Mishaal Rahman, uma fonte conhecida e fiável no mundo Android, detalhou o funcionamento do motor do Android 14 para bloquear o bloatware. Segundo Rahman, o Android 14 tem a capacidade de analisar as partições do sistema na primeira vez que é executado num novo telefone e qualquer aplicação não essencial para o funcionamento do sistema será parada. Isto não significa que a aplicação será desinstalada, mas sim que estará desativada até que o utilizador a abra pela primeira vez. A principal vantagem disto é que estas aplicações não ocuparão memória RAM nem consumirão outros recursos do sistema, como a bateria.

No entanto, Rahman afirma que a Google planeia activar esta funcionalidade por defeito, mas permitirá aos fabricantes decidir se a aplicam ou não. Os fabricantes terão a opção de activar esta característica e até de selecionar certas aplicações que ficarão excluídas da actividade anti-bloatware do Android 14.

Parece que o pacote GMS que a Google entregou recentemente aos fabricantes inclui esta característica, mas com aplicações como Chrome, Play Store, Fotos, Arquivos, YouTube Music ou Contactos na lista branca para não serem bloqueadas desde o início.

É uma ideia promissora, mas o seu sucesso depende da vontade dos fabricantes em aderir a esta iniciativa e reduzir a quantidade de bloatware nos seus dispositivos. Afinal, a experiência do utilizador deve ser sempre a prioridade.

Fonte: AndroidAuthority

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui