Review Volvo XC40 Recharge: Ensaio

Se estiver à procura de um novo SUV elétrico então poderemos ter a resposta para si. Com um visual atraente, uma condução dinâmica e totalmente desenhado na Escandinávia, o Volvo XC40 Recharge poderá ser o carro para si.

É verdade que existem muitas escolhas no que toca a SUVs elétricos no mercado, tais como o Tesla Model X e Model Y, o Volkswagen ID.4 e até o Ford Mustang Mach E. Mas também deverá dar uma olhadela à Volvo; a marca Sueca tem feito bons avanços na mobilidade elétrica, especialmente com a sua marca desportiva, a Polestar.

O Volvo XC40 Recharge é a versão totalmente elétrica da plataforma híbrida XC40. Também é o produto do processo de eletrificação total da Volvo, já que a marca espera apenas vender veículos elétricos em 2030. Além disto, o XC40 Recharge poderá ser uma melhoria relativamente ao XC40 híbrido.

Motorização

Em termos de motorização, o XC40 Recharge partilha-a com o Polestar 2, ainda que este último seja capaz de debitar mais potência apesar desta partilha.

O XC40 dispõe de dois motores que em conjunto debitam 407cv e ainda criam 660Nm de torque. Esta potência significa que o SUV escandinavo consegue realizar uma aceleração 0-100 Km/h em cerca de 4,7 segundos; o que são menos 1,5 segundos quando comparado com a sua versão XC40 T5.

Uma desvantagem que este SUV possuí relativamente à concorrência é a sua autonomia. A sua bateria de 78 kWh permite uma autonomia de apenas 360 Km, o que é consideravelmente menos do que outros crossovers disponíveis no mercado, tais como o Tesla Model X e o Ford Mustang Mach E. No entanto, a bateria consegue atingir 80% de carga em apenas 33 minutos se decidir utilizar a opção de carregamento rápido de 150Kw com corrente direta (DC).

Suspensão e Direção

O XC40 é um carro surpreendentemente fácil de conduzir, apesar dos 2200 Kg que compõem o seu peso, além disso o sistema de tração integral também facilita na tarefa, especialmente no que toca a aplicar a potência de ambos os motores. Para melhorar ainda mais o conforto da condução, a Volvo escolheu instalar um conjunto de amortecedores Öhlins, que também estão presentes na versão Performance do Polestar 2.

A marca escandinava também decidiu incluir uma direção rápida e direta que pode passar para uma configuração mais pesada, com o simples toque de um botão no ecrã digital incluído.

O Volvo XC40 Recharge também oferece um sistema de travagem regenerativa, que permite ao condutor utilizar apenas um pedal para a condução. Quanto menos se pressiona o acelerador, mais o carro trava e recolhe energia cinética transformando-a em carga para a bateria. É definitivamente um sistema interessante, mas que irá querer usar mais dentro de cidade do que fora.

Exterior

Relativamente ao exterior, o XC40 Recharge não difere muito do seu irmão híbrido. Mas é óbvio que irá notar em algumas diferenças estéticas, como a grelha frontal totalmente tapada (um traço que tem vindo a definir os carros elétricos) e a falta de ponteiras de escape. O tejadilho dispõe de um teto panorâmico em vidro que ilumina tanto os lugares frontais como os lugares traseiros, ainda que estes últimos consigam usufruir mais deste teto devido à posição em que foi instalado. No geral este SUV conta com um nível estético icónico que a marca já nos habituou.

A acompanhar o conjunto de amortecedores Öhlins já mencionados vem também um conjunto de jantes de liga leve de 19 polegadas, como base.

Interior e Espaço

O interior também é tipicamente Volvo, é simples, descomplicado e apesar de ser um carro elétrico possui as proporções de um carro a combustão, já que os chassis são reaproveitados de um modelo com motor a combustão. A construção do interior é composta de cabedal em todos os bancos e plástico no tablier, consola central e painéis das portas; no entanto o plástico parece não possuir a melhor qualidade disponível, semelhante à construção do interior dos veículos da Tesla.

O XC40 Recharge também inclui um ecrã de entretenimento de 12 polegadas montado no centro do tablier, e ainda um painel de instrumentos totalmente digital que também é capaz de mostrar os mesmo mapa que o ecrã já referido. Para contribuir para a simplicidade do interior, a Volvo decidiu excluir por completo um botão on/off. Como alternativa, o carro liga-se através de um interruptor de pressão instalado no banco do condutor; assim quando terminar a sua viagem basta sair e trancar o carro para este desligar totalmente.

Este SUV também conta com uma bagageira com cerca de 450 litros de capacidade, que poderá ser aumentada se os assentos traseiros forem rebatidos. Também tem acesso a um espaço de arrumação de 30 litros por baixo do capô, devido à ausência de um motor de combustão.

Equipamento

Como já referido o XC40 Recharge conta com um ecrã de entretenimento com um sistema Android Automotive instalado. O sistema operativo garante acesso ao Google Maps, Spotify e ainda o Google Assistant, que permite que controle todas as funções do O.S. através de simples comandos de voz. Uma desvantagem do Google Maps é a falta de uma vista de satélite, algo que a marca escandinava já afirmou que irá adicionar numa futura atualização de software.

Também poderá contar com um sistema de som Harmon Kardon que dá vida a todas as músicas que tocar através do Spotify; e ainda uma app Range Assistant que lhe irá ajudar a calcular a bateria gasta em longas viagens, isto inclui a bateria gasta na mobilização e no uso de outros equipamentos, tais como o ar condicionado.

Veredito

O Volvo XC40 é um SUV elétrico que ganha facilmente a sua posição no mercado. Possui um design simples e atraente, e é mais do que capaz de realizar as suas tarefas. No entanto com a competição a aumentar no mercado a marca escandinava deveria ter tido em conta uma melhor autonomia de bateria.

Se quiser adquirir este SUV elétrico tenha em conta os preços a que está disponível, já que não são os mais amigáveis. No entanto também pode optar por um serviço de subscrição oferecido pela marca, o Care By Volvo, que lhe disponibiliza o carro mas também inclui todos os custos de manutenção, à exceção da eletricidade.

Caso esteja à procura de um novo SUV elétrico e estiver indeciso com as várias escolhas que lhe são apresentadas, experimente dar uma vista de olhos à marca escandinava, poderá até surpreender-se.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui