Reino Unido tem planos para colocar um reator nuclear na Lua

Com uma nova corrida à Lua prestes a surgir, várias nações estão atualmente a esforçar-se para serem as primeiras a levar humanos novamente à Lua. O Reino Unido é uma das nações a participar atualmente nesta nova corrida ao espaço.

A agência espacial do Reino Unido (UK Space Agency) é a responsável pelo programa espacial da nação e anunciou recentemente planos para um novo tipo de infraestrutura que espera poder instalar na Lua; estamos a falar de um reator nuclear.

Apesar do Humano ter planos para colonizar a Lua e construir várias infraestruturas neste satélite natural. No entanto, energia elétrica será uma das maiores necessidades quando começarmos este processo. É por isso que a UK Space Agency anunciou que irá financiar o desenvolvimento de um novo reator nuclear que poderá ser instalado na Lua, e este será construído pela Rolls-Royce.

O orçamento disponibilizado pela agência espacial britânica é de 2,9 milhões de libras (cerca de 3,3 milhões de euros). No entanto, este valor é uma continuação das 249000 libras (cerca de 280000 euros) disponibilizadas em 2022 para o estudo inicial do projeto.

“Este financiamento irá aproximar-nos ainda mais em tornar o microreator numa realidade, com esta tecnologia a trazer imensos benefícios tanto para o espaço como para a Terra,” afirmou Abi Clayton, diretora de projetos futuros da Rolls-Royce.

Especialistas acreditam que reatores nucleares conseguem proporcionar uma maior duração de missões lunares, devido a isso, os engenheiros da Rolls-Royce planeiam construir um reator que seja capaz de funcionar com ou sem a presença de luz solar. Também está planeado que o novo aparelho seja bastante compacto para transporte fácil em foguetões e que também permita uma instalação que não demore muito tempo.

Este projeto não será, no entanto, realizado exclusivamente pela Rolls-Royce. A empresa britânica também terá o apoio de outros grupos compatriotas, tais como a Universidade de Oxford, Universidade de Brighton, o Centro de Pesquisa e Produção Avançada da Universidade de Sheffield

A UK Space Agency e a Rolls-Royce estimam que o primeiro destes reatores seja enviado e instalado na Lua em 2029.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui