Qualcomm desenvolve os Snapdragon 695/695G que oferece suporte a 144 Hz

Focada no setor dos processadores móveis, a Qualcomm não para e tem estado a trabalhar no desenvolvimento da nova série de SoC de processadores para telemóveis de gama média. Para além do desenvolvimento de processadores high-end, a Qualcomm tem procurado tornar mais acessível alguns dos avanços conseguidos em smartphones topo de gama.

Esta informação tem sido avançada por fontes internacionais credíveis que afirmam que o Qualcomm SM6375 é um SoC de oito núcleos (núcleos que devem ser uma variante do Kryo 570) em que são apontados quatro núcleos Kyro Gold (2.1 Ghz) e quatro núcleos Kyro Silver (1.8 Ghz). É visível o compromisso em melhor potência, mas também na poupança de energia, integrando obviamente, um modem 5G integrado a pensar no futuro do 5G.

A procura por painéis com uma taxa de atualização superior a 60 Hz tem aumentado vertiginosamente pelo reforço do gaming nos dispositivos móveis e a pensar nisso, a Qualcomm já pensa nos 144 Hz para o segmento médio. As variantes do SoC permitem diferentes frequências para o mesmo processador, em especial, para os smartphones de videojogos. O nomes apresentados trata-se de meras especulações avançadas pelas fontes, não havendo confirmação oficial.

blank

Snapdragon SM6225 para o segmento médio-baixo

O SM7250, cujo nome é Snapdragon 765, chegou ao mercado para smartphones middle-end com o propósito de trazer desempenho e autonomia, em conjunto, com um chip 5G integrado — fez sucesso — agora, sabe-se que tem estado em desenvolvimento o SM6225 que deve ter algum tipo ligação a este processador da Qualcomm, no entanto, ainda não se conhecem detalhes sobre o desempenho ou os recursos, apenas que pertence à série 600.

Parece que o foco das fabricantes tem-se mantido nos oito núcleos ao invés de expandirem o número de núcleos, que pode ser facilmente explicado pelas limitações físicas, mas também pelo reconhecimento de que existe potencial para elevar a capacidade destes processadores a outro nível, sobretudo em matéria de frequência — com a melhoria dos sistemas de arrefecimento dos telemóveis — que tem levado a alguns fabricantes a incluírem refrigeração líquida por heat-sink auxiliado por ventilação na lateral.

blank

Já se discute o possível nome do Snapdragon SM6375

Este novo processador permite várias configurações, Kyro Gold de 2.5, 2.3 e 2.2 Ghz associado, respetivamente, a Kyro Silver de 2.2, 2.1 e 2.0 Ghz depois da edição mais básica que mencionámos no início do artigo. O clock (frequência) da gráfica oscila entre 800 e cerca de 940/960 Mhz, variando consoante a configuração — como acontece com o CPU.

Embora a nomenclatura adotada ainda seja desconhecida e possa até parecer irrelevante, o facto é que, segundo a fonte alemã, a Qualcomm tem estado a planear o lançamento. Snapdragon 695 (por padrão) e uma edição preparada para videojogos que, caso seja esta a nomenclatura, deverá adotar o código 695G como terminologia para esta nova adição ao segmento de gama média. O que é facto é que a Qualcomm testa o novo SoC, em conjunto, com equipamentos que são padrões para dispositivos de gama média, por exemplo, em conjunto com até 6 GB de RAM e 128 GB de flash UFS 2.2.

blank

Segundo as informações, ambos os chips serão fabricados pela TSMC, apesar de ainda não ser claro qual a espessura da arquitetura dos novos SoCs da Qualcomm terão. Por agora, teremos de aguardar por informações oficiais por parte da Qualcomm que não devem estar muito longe de acontecer, visto que este tipo de processador carece de alguma rapidez para ter efetividade na tendência atual do mercado.

Fonte WinFuture

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here