Qualcomm abandona Snapdragon 802

Snapdragon

No início do ano a Qualcomm anunciou o Snapdragon 802, um processador direcionado para televisões e outros dispositivos multimédia.

A razão para a Qualcomm decidir apostar neste segmento é a crescente expansão de vídeos em formato 4K. As consolas já suportam este formato, o Youtube já tem alguns vídeos com esta resolução e os ecrãs capazes de a suportar também estão a aumentar. Era necessário criar um processador com capacidade de processar este conteúdo e o Snapdragon 802 é capaz de processar quatro canais a 4K ao mesmo tempo.

No entanto a empresa já decidiu voltar atrás com a decisão e emitiu um comunicado em que afirma não ir comercializar o 802. A razão apontada para esta decisão é a pouca procura que o chip tem motivado, bastante abaixo do que a empresa esperava. Os fabricantes de smartTVs aparentemente não vêm razões para usar este chip em vez do Snapdragon 800 ou do 805 e evitam assim ter de gastar mais dinheiro em licenças.

O desenvolvimento deste tipo de hardware é um processo longo e que tem custos elevados. A procura provavelmente não daria para cobrir esses custos e a Qualcomm deverá ter decidido abandonar este SoC para tentar evitar mais perdas financeiras. Certamente que algum do desenvolvimento e da tecnologia deste 802 poderá ser usada em futuros modelos que venham a ser lançados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui