PS5 esmaga Xbox Series X e S, duplicando as vendas

A competição entre as consolas de jogos tem sido feroz ao longo dos anos, com a Sony e a Microsoft a lutar pelo domínio do mercado. No entanto, dados recentes revelam que a PlayStation 5 (PS5) está a superar as consolas Xbox Series S e X em termos de vendas acumuladas.

De acordo com os dados disponíveis até 28 de outubro de 2023, a PS5 vendeu um total de 45,37 milhões de unidades desde o seu lançamento em 2020. Em contraste, as consolas Xbox Series S e X venderam juntas um total de 24,33 milhões de unidades. É importante notar que a Microsoft não fornece dados separados para as duas consolas, o que torna difícil avaliar o desempenho individual de cada uma.

A PS5 está a liderar as vendas em todos os mercados, incluindo a Europa, onde as recentes temporadas de ofertas impulsionaram as vendas. Em outubro de 2023, a PS5 vendeu 621.337 unidades na Europa, enquanto as consolas Xbox Series X e S venderam apenas 126.939 unidades. A Nintendo Switch, por sua vez, vendeu 223.760 unidades.

Comparando com os resultados do mesmo mês em 2022, as vendas da PS5 duplicaram, com um aumento de 203,6%. Por outro lado, as vendas das consolas Xbox Series X e S caíram 35,4% e as da Nintendo Switch caíram 24,9%.

Estes dados indicam que as consolas Xbox Series X e S são as menos vendidas na Europa e que não estão a ter o sucesso esperado a nível global. Apesar de terem vendido 24,33 milhões de unidades, não cumpriram as expectativas da Microsoft e, a este ritmo, podem acabar por ficar abaixo das vendas da Xbox One e Xbox One X.

Pessoalmente, considero isto uma pena, uma vez que a Microsoft fez um bom trabalho ao nível do hardware com ambas as consolas e acertou com propostas como o Game Pass. No entanto, isso não foi suficiente para superar a Sony, que tinha uma vantagem significativa nesta geração, graças ao enorme sucesso da PS4 e aos erros cometidos pela Microsoft com a Xbox One.

Ainda que a guerra das consolas não tenha terminado, é pouco provável que as consolas Xbox Series X e S consigam recuperar. Com a Nintendo Switch 2 cada vez mais próxima, receio que as consolas da Microsoft acabem por ser as grandes perdedoras desta geração.

Na minha opinião, a Microsoft precisa de reavaliar a sua estratégia para competir eficazmente com a Sony e a Nintendo. Ainda assim, é importante lembrar que o mercado de consolas é volátil e que as coisas podem mudar rapidamente.

Fonte: vgchartz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui