Obra de arte feita com recurso a IA causa polémica

A obra “Théâtre D’opéra Spatial” foi a vencedora entre os artistas digitais emergentes que concorreram à feira estatal do Colorado, nos Estados Unidos, tendo recebido o primeiro prémio na categoria digital. Contudo, a escolha está a ser fortemente contestada pelos amantes de arte porque foi elaborada através de um programa de inteligência artificial chamado Midjourney, onde foi possível gerar uma imagem através de texto.

Os artistas queixam-se, na notícia descrita pela CNN, que o quadro pode significar “a morte do ofício”, além de se queixarem que o autor fez batota no concurso.

Jason M. Allen, o autor da obra, defende que, ao concorrer, deixou claro que o trabalho era resultado de um mecanismo com inteligência artificial (IA) e tanto assim é que o descreveu como “Jason M. Allen via Midjourney”. O autor não tornou público qual o texto que escreveu para gerar a imagem vencedora. Muito raramente uma obra de arte gerada por IA arrecada um prémio de arte.

theatre-dopra-spatial-ai-generated

Allen, de 39 anos, admite que desde o primeiro instante ficou fascinado com as possibilidades que o Midjourney oferece e com resultados em poucos segundos. A imagem vencedora resulta, ainda assim, de uma escolha muito pessoal entre 900 outras imagens e teve que passar por cerca de 80 horas de Photoshop.

Olga Robak, porta-voz do Departamento de Agricultura do Colorado, a entidade responsável pela feira, disse que, no concurso, são permitidas “práticas artísticas que usem tecnologia como parte do processo criativo ou de apresentação”.

O vencedor do prémio reconheceu que consegue compreender a revolta de alguns artistas, mas que o alvo não deve ser quem usa ferramentas para gerar imagens, como o Dall-E 2 ou o Midjourney, mas sim quem escolhe substituir humanos por ferramentas de IA. “A ética não está na tecnologia. Está nas pessoas”, refere.

Jason M. Allen mostra-se satisfeito pelo facto de, além de ter ganho quase 300 euros, estar a motivar uma discussão de dimensão internacional sobre o impacto da inteligência artificial numa área tão sensível como a arte.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui