Atualmente os carros já sabem estacionar sozinhos, alertar motoristas sonolentos para os perigos da estrada, voltar para as pistas certas e propor rotas de mapas para destinos específicos. A Mazda quer dar um passo em frente, e por isso, encontra-se a trabalhar para que num futuro próximo, no Japão, os carros consigam entender quando um utilizador tiver perante um AVC ou um ataque cardíaco.
A Mazda anunciou que, em 2025, os carros irão emitir um sinal sempre que os condutores estiverem a ter um problema de saúde, avisando-o. Esta tecnologia já está a ser desenvolvida no Japão. A marca propõe-se a introduzir esta novidade em todos os seus carros, não se limitando, assim, apenas a gamas mais altas.
Todos os carros da marca vão ter no seu interior câmaras, e a Mazda revelou que, para este projeto, se encontra a trabalhar com o Tsukuba University Hospital na recolha de dados de imagens, para compreender a distinção entre o comportamento de um condutor saudável e de um condutor incapacitado. Irá analisar-se, sobretudo, a visão do condutor, os movimentos da sua cabeça e a forma como conduzem.
A tecnologia surge numa altura em que a sociedade está cada vez mais envelhecida. Segundo foi anunciado pela Associated Press, quando um condutor tiver um problema, o carro irá parar assim que encontrar um local seguro.
Quando entrar em modo de “emergência”, a buzina será ativada, bem como os piscas e as luzes de perigo, refere a Mazda em comunicado. Contudo, a marca confessa que estes pormenores ainda estão a ser discutidos, podendo sofrer alterações. É também feita, de forma automática uma chamada de emergência para chamar uma ambulância e a polícia.
Takahiro Tochioka, engenheiro da Mazda responsável pelo sistema, refere que a “compreensão e cooperação por parte dos condutores em torno daquele carro é crucial para que esta tecnologia funcione”.
A Mazda não é a única empresa que está a trabalhar neste tipo de tecnologia.
Fonte: ABCNews