Novos carros Mazda vão conseguir perceber quando o condutor estiver a ter um problema de saúde

Atualmente os carros já sabem estacionar sozinhos, alertar motoristas sonolentos para os perigos da estrada, voltar para as pistas certas e propor rotas de mapas para destinos específicos. A Mazda quer dar um passo em frente, e por isso, encontra-se a trabalhar para que num futuro próximo, no Japão, os carros consigam entender quando um utilizador tiver perante um AVC ou um ataque cardíaco.

Todos os carros da marca vão ter no seu interior câmaras, e a Mazda revelou que, para este projeto, se encontra a trabalhar com o Tsukuba University Hospital na recolha de dados de imagens, para compreender a distinção entre o comportamento de um condutor saudável e de um condutor incapacitado. Irá analisar-se, sobretudo, a visão do condutor, os movimentos da sua cabeça e a forma como conduzem.

blank

A  tecnologia surge numa altura em que a sociedade está cada vez mais envelhecida. Segundo foi anunciado pela Associated Press, quando um condutor tiver um problema, o carro irá parar assim que encontrar um local seguro.

Quando entrar em modo de “emergência”, a buzina será ativada, bem como os piscas e as luzes de perigo, refere a Mazda em comunicado. Contudo, a marca confessa que estes pormenores ainda estão a ser discutidos, podendo sofrer alterações. É também feita, de forma automática uma chamada de emergência para chamar uma ambulância e a polícia.

Takahiro Tochioka, engenheiro da Mazda responsável pelo sistema, refere que a “compreensão e cooperação por parte dos condutores em torno daquele carro é crucial para que esta tecnologia funcione”.

A Mazda não é a única empresa que está a trabalhar neste tipo de tecnologia.

Fonte: ABCNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here