O CEO da OpenAI — Sam Altman — afirmou nesta quinta-feira que o próximo grande modelo de IA da OpenAI já não deve ser lançado este ano, pois a empresa está “a dar prioridade à disponibilização” de modelos existentes cujo o foco são o raciocínio e as questões mais complexas.
Altman explicou em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit que, devido à crescente complexidade dos modelos, a OpenAI “não consegue lançar tantas coisas em paralelo quanto gostaríamos”. Ele mencionou as “limitações e decisões difíceis” que a empresa enfrenta ao alocar recursos computacionais para várias “grandes ideias”.
Um utilizador do Reddit questionou Altman sobre a data de lançamento do GPT-5 ou um modelo equivalente. A série GPT é a família de grandes modelos de linguagem da empresa, com o GPT-4 lançado em março de 2023. Altman afirmo que, embora a OpenAI tenha previstos “lançamentos bastante emocionantes previstos para o final deste ano”, mas que não serão chamados de GPT-5.
Pressão para avançar entre os concorrentes
Com a competição a crescer no setor da Inteligência Artificial, entre gigantes tecnológicos como a Google até startups como a Anthropic, a OpenAI enfrenta a pressão para produzir atualizações rápidas e eficientes. Em outubro, a OpenAI terminou uma ronda de financiamento que permitiu uma avaliação da empresa em 157 mil milhões de dólares.
Os utilizadores do Reddit questionaram os responsáveis da OpenAI sobre as datas de lançamento de outros novos modelos e recursos, incluindo o modelo de geração de vídeo Sora, uma nova versão do modelo de geração de imagens DALL-E, o “modo câmera” para o ChatGPT e as capacidades de visão para o impressionante Modo Avançado de Voz (AVM) no ChatGPT.
Kevin Weil, CPO (Chief Product Officer) da OpenAI, foi questionado se o atraso da Sora se estaria a dever às especificações computacionais associadas aos modelos de inferência do GPT ou a questões que se prendiam com segurança. Em resposta, garante que “[…] precisamos de aperfeiçoar o modelo, garantir a segurança, evitar problemas de falsificação e de escalar o uso computacional”.
Ao escrever sobre a próxima versão do DALL-E, Altman afirmou que a “próxima atualização irá merecer a espera”, mas que não existe um “plano de lançamento” definido. O CEO mencionou também que não há data de lançamento para a AVM Vision. O VP de engenharia, Srinivas Narayanan, confirmou-o, corroborando a inexistência de “data exata” para o modo câmera do ChatGPT.
O lançamento de um motor de busca e a nova estratégia de mercado
Ainda nesta quinta-feira, a OpenAI lançou uma funcionalidade ao estilo de motor de pesquisa no chatbot ChatGPT, posicionando-o como concorrente de motores como o Google, o Bing da Microsoft ou o Perplexity.
Esta nova funcionalidade de pesquisa do ChatGPT está configurada para incorporar resultados de pesquisa atualizados sobre pontuações desportivas, cotações de ações, notícias ou até mesmo o clima, baseados em pesquisas na internet e parcerias com outros fornecedores de dados e notícias. Por esta altura, a empresa já iniciou a fase beta do protótipo de pesquisa, chamado SearchGPT, em julho.
Aquando do lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, os investidores da Alphabet têm demonstrado preocupação com a possibilidade da OpenAI captar uma parte da quota de mercado de pesquisas do Google, oferecendo a possibilidade de os consumidores procurarem informações online de maneiras alternativas. Esta alteração também posiciona a OpenAI como uma concorrente direta da Microsoft, que já investiu cerca de 14 mil milhões de dólares na empresa. Narayanan confirma que entre os serviços de pesquisa utilizados, o Bing seria um deles.
OpenAI envolta em controvérsias internas e de financiamento
Na discussão do Reddit tocou-se ainda noutro tema, a transição da OpenAI para uma estrutura com fins lucrativos, e a saída de vários executivos de topo — o que indicar algum mal-estar entre os decisores.
Narayanan afirmou que, apesar destas saídas, a OpenAI continua com uma “equipa incrivelmente talentosa e como muitos novos talentos” que tiveram a oportunidade de se juntar entretanto. “E continuamos a lançar novidades, o que é muito importante”, acrescentou.
Para Sam Altman, o Reddit não é apenas uma plataforma de comunicação. Ele é ex-membro do conselho de administração e um dos maiores investidores na empresa, com uma participação que cresceu para quase 1,5 mil milhões de dólares após os resultados positivos do Reddit, que resultaram numa valorização de 42% nas ações na quarta-feira e mais 3,2% na quinta-feira.
Fonte: CNBC