Novo Mercedes Avatar apresentado na CES

Red Magic 3S

CES 2020: as novidades continuam. Enquanto não é possível viajar (e voar) num Delorean completamente funcional igual ao do Regresso ao Futuro, a Mercedes apresenta o Mercedes-Benz Vision AVTR.

O carro resulta de uma colaboração da marca alemã com a equipa de James Cameron. Sim, AVTR é uma referência ao filme Avatar mas também é um acrónimo para “Advanced Vehicle Transformation” (qualquer coisa como “transformação avançada de veiculo”).

Mas calma para quem já estiver a puxar da carteira! Este é um carro puramente conceptual. Faz parte da campanha “Ambition 2039” da marca alemã, que tem por objectivo tornar a Mercedes na marca preferida de automóveis modernos de luxo e sustentáveis e serve apenas como mostruário das tecnologias em que a marca vai apostar: inteligência artificial, interacção humano/computador, biometria, etc.

O aspecto do carro é bastante intrigante. Não tem portas, as rodas são esféricas (segundo a marca foram inspiradas nas sementes da árvore Ewa do filme) e permitem que o carro ande de lado. O carro não tem volante e tem 33 “abas biónicas” na traseira. Segundo Steffen Köhl da Mercedes “As 33 abas biónicas na traseira do veículo evocam as escamas das criaturas semelhantes a dinossauros do filme, e elas mexem-se e respiram e vivem” As abas poderão servir para comunicar com outros veículos ou com peões.

O interior do veículo também não é nada convencional. Lá dentro, a biometria ganha relevo. O condutor coloca a mão na consola central e o interior do veículo ganha vida, o carro reconhece o condutor através da respiração.

Imagens do mundo exterior são projectadas no interior do veiculo e os passageiros têm acesso a informação detalhada sobre a paisagem que os rodeia do lado de fora do veículo. Por exemplo, as montanhas de Huangshan na China ou o lago salgado rosa de Hillier na Austrália podem ser explorados ao pormenor a partir do lado de dentro do veículo.

A preocupação com a sustentabilidade está presente nos materiais escolhidos (couro vegano), na ausência de materiais raros ou tóxicos e na compostabilidade dos materiais que compõem a bateria. O carro é eléctrico, obviamente!

Para já é só uma ideia do que um Mercedes pode ser no futuro. Mas é uma ideia prometedora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here