Novo Mercedes Avatar apresentado na CES

Red Magic 6S

CES 2020: as novidades continuam. Enquanto não é possível viajar (e voar) num Delorean completamente funcional igual ao do Regresso ao Futuro, a Mercedes apresenta o Mercedes-Benz Vision AVTR.

O carro resulta de uma colaboração da marca alemã com a equipa de James Cameron. Sim, AVTR é uma referência ao filme Avatar mas também é um acrónimo para “Advanced Vehicle Transformation” (qualquer coisa como “transformação avançada de veiculo”).

Mas calma para quem já estiver a puxar da carteira! Este é um carro puramente conceptual. Faz parte da campanha “Ambition 2039” da marca alemã, que tem por objectivo tornar a Mercedes na marca preferida de automóveis modernos de luxo e sustentáveis e serve apenas como mostruário das tecnologias em que a marca vai apostar: inteligência artificial, interacção humano/computador, biometria, etc.

O aspecto do carro é bastante intrigante. Não tem portas, as rodas são esféricas (segundo a marca foram inspiradas nas sementes da árvore Ewa do filme) e permitem que o carro ande de lado. O carro não tem volante e tem 33 “abas biónicas” na traseira. Segundo Steffen Köhl da Mercedes “As 33 abas biónicas na traseira do veículo evocam as escamas das criaturas semelhantes a dinossauros do filme, e elas mexem-se e respiram e vivem” As abas poderão servir para comunicar com outros veículos ou com peões.

O interior do veículo também não é nada convencional. Lá dentro, a biometria ganha relevo. O condutor coloca a mão na consola central e o interior do veículo ganha vida, o carro reconhece o condutor através da respiração.

Imagens do mundo exterior são projectadas no interior do veiculo e os passageiros têm acesso a informação detalhada sobre a paisagem que os rodeia do lado de fora do veículo. Por exemplo, as montanhas de Huangshan na China ou o lago salgado rosa de Hillier na Austrália podem ser explorados ao pormenor a partir do lado de dentro do veículo.

A preocupação com a sustentabilidade está presente nos materiais escolhidos (couro vegano), na ausência de materiais raros ou tóxicos e na compostabilidade dos materiais que compõem a bateria. O carro é eléctrico, obviamente!

Para já é só uma ideia do que um Mercedes pode ser no futuro. Mas é uma ideia prometedora.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here