Noruega aposta em navio autónomo e elétrico para reduzir poluição

A Noruega tem planos ambiciosos para a construção de um navio autónomo e que recorre de propulsão elétrica. O novo navio será capaz de retirar das estradas cerca de 40.000 camiões e o seu projeto está a ser financiado pela empresa de fertilizantes Yara International e pelo grupo industrial Kongsberg. O navio do futuro será batizado Yara Birkeland e transportará adubos entre três portos do sul do país.
O navio Yara Birkeland será capaz de superar sem constrangimentos as 65 milhas náuticas, o equivalente a 120 km, e terá capacidade para transportar 100 contentores a uma velocidade de cruzeiro entre os 12 e os 15 nós (22 e 28 km/h), conforme revelou o responsável pelo projeto norueguês Bjørn Tore Orvik. Numa fase inicial, que será realizada em 2019, o navio realizará as viagens com tripulação a bordo, devendo em 2020 começar a desempenhar funções com pilotagem totalmente autónoma.
Para os responsáveis do projeto o mais importante é a redução do impacte ambiental, conforme se pode verificar pela ausência de emissões de dióxido de carbono (CO2) e de óxidos de azoto (NOx). A poupança de emissões atinge as 678 toneladas de CO2 e a eletricidade para alimentar as suas baterias será gerada em exclusivo por fontes de energia renováveis.
Apesar da Noruega ser um dos principais produtores de petróleo a nível mundial são reconhecidas as preocupações do país nórdico com o ambiente através dos mais variados incentivos, como por exemplo à aquisição de automóveis elétricos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui