Musk está a fazer nascer a sua própria cidade

Elon Musk planeia construir a sua própria cidade numa área de milhares de hectares de pastagens e terras agrícolas recém-comprada fora da capital do Texas. O Wall Street Journal teve acesso a escrituras e diversos outros registos de terras.

Em reuniões com proprietários e agentes imobiliários, Musk terá descrito a sua visão como uma espécie de nova cidade texana ao longo do rio Colorado, onde os seus funcionários poderiam viver (em casas com preços abaixo do valor imobiliário) e trabalhar na Boring, na Tesla e na empresa espacial e de exploração SpaceX. Prevê-se que, se um funcionário sair ou for demitido, ele terá de desocupar a casa em 30 dias.

O valor médio de uma renda de casa familiar em Bastrop, no Texas, é de cerca de dois mil euros por mês.

Executivos da Boring Co., a operação do túnel de Musk, discutiram e pesquisaram a incorporação da cidade no Condado de Bastrop, relativamente próximo de Austin, o que permitiria a Musk estabelecer alguns regulamentos aplicados ao seu próprio município e agilizar os seus planos, de acordo com funcionários familiarizados com os projetos de Musk.

A cidade planeada fica ao lado das instalações da Boring e da SpaceX, agora em construção. O local já inclui um conjunto de casas modulares, uma piscina, uma área de desporto ao ar livre e um ginásio.

Durante uma reunião geral de funcionários da Boring no ano passado, surgiu a questão de terem de se fazer eleições para uma espécie de “presidente” dessa cidade.

De acordo com a lei do Texas, uma cidade precisa de pelo menos 201 residentes antes de poder solicitar a incorporação e, em seguida, a aprovação de um juiz do condado. O condado de Bastrop não recebeu até agora nenhum pedido de Musk ou de qualquer uma das suas empresas.

Chap Ambrose, um programador informático que mora no topo de uma colina com vista para as novas instalações da Boring e da SpaceX, disse acreditar que “todos querem que seja segredo. Querem fazer as coisas antes que alguém saiba realmente o que está a acontecer”.

Nos últimos três anos, entidades ligadas às empresas ou executivos de Musk compraram vários terrenos na área de Austin, numa área total de cerca de quatro vezes o tamanho do Central Park de Nova Iorque, de acordo com escrituras registadas naquele condado.

Quando Musk deixou a sua antiga casa na Califórnia há mais de dois anos, afirmava ter perdido a paciência com as regras e regulamentos daquele estado, onde a Tesla e a Boring estavam sediadas antes de se mudar para o Texas. A Califórnia é a terra do “excesso de regulamentação, excesso de litígios, excesso de impostos”, disse em dezembro de 2021.

O Texas tem menos leis, menos requisitos ambientais e direitos dos trabalhadores e possui vastas áreas de terra pouco regulamentadas. Ao contrário da Califórnia, no Texas não há impostos sobre ganhos de capital para pessoas físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui