Modo de leitura a chegar ao Chrome para desktop e ChromeOS

Durante o recente evento Bett 2023, o Google mostrou algumas novidades não apenas em relação aos Chromebooks e ao sistema operativo ChromeOS, mas também novidades interessantes para a versão desktop do navegador Chrome.

Semelhante à versão comumente usada com o Edge, ou melhor ainda, à disponível separadamente como aplicativo no Android, o modo de leitura tem o objetivo de limitar a presença de elementos capazes de desviar a atenção do conteúdo escrito de uma página, eliminando vídeos, imagens ou outros elementos, e propondo um layout mais usável.

A nova opção será inserida no painel lateral drop-down, na qual foi encontrado os Bookmarks e a Reading List. As imagens partilhada que segue abaixo esclarece melhor a posição e como ela se irá apresentar.

Uma revisão do design proposto revela uma interface com opções de personalização ideais para aqueles que procuram personalizar a sua experiência de utilizador. O tamanho e a fonte do texto podem ser ajustados de acordo com preferências individuais, e a cor de fundo pode ser alterada de uma gama de tonalidades claras ou escuras, ou mesmo cores específicas como o amarelo ou o azul.

Além disso, os utilizadores também têm controlo sobre o espaçamento entre linhas e margens. Esta característica é especialmente útil para projectos de formato longo com requisitos de formatação rigorosos. Tudo considerado, este design oferece uma flexibilidade e conveniência significativas a qualquer pessoa que procure personalizar o seu espaço de trabalho.

O Google diz que o Modo de leitura será lançado no navegador Chrome (Mac, Windows, Linux) e ChromeOS (versão 114) ainda este ano. Uma das  novidades apresentadas também é a disponibilidade iminente do aplicativo Screencast, aquele que permite gravar e anotar o ecrã do seu Chromebook, além de colocar o seu rosto e voz numa caixa no canto. O recurso é particularmente útil nas escolas e estará disponível em abril.

Por fim, o suporte para outros idiomas para o Cast Moderator estará disponível em breve na Europa, esse recurso permite que professores e alunos partilhem o ecrã dos seus Chromebooks ou navegadores Chrome de desktop num dispositivo Google TV compatível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui