Google está a melhorar transparência de anúncios para cumprir as regras da UE

O Google está a expandir o Ads Transparency Center, a fim de cumprir a legislação europeia e fornecer mais informações sobre os anúncios direcionados na União Europeia. Além disso, está a aumentar o acesso aos dados para investigadores e a introduzir um novo Centro de Transparência que oferece mais informações sobre a moderação de conteúdo.

As empresas digitais estão a aproveitar-se de uma popularidade cada vez maior, especialmente no contexto da pandemia, tendo um papel importante nas estratégias de publicidade de muitas empresas. É por isso que muitos governos estão a fortalecer a legislação e a adotar novas medidas de controlo para a publicidade online. A União Europeia é um dos primeiros a tomar medidas mais rigorosas, incluindo a implementação do Digital Services Act.

O Ads Transparency Center foi criado pelo Google para dar aos utilizadores maior controlo sobre a publicidade direcionada que recebem nas suas plataformas e dar transparência às práticas de publicidade. Agora, a gigante da tecnologia expandiu o Centro para cobrir mais países europeus, a fim de oferecer mais informações sobre os anúncios em diferentes regiões.

Além disso, o Google está a expandir o acesso aos dados para pesquisadores que desejam estudar as práticas de publicidade e moderação de conteúdo na plataforma. Uma nova seção de transparência sobre moderação de conteúdo também está a ser introduzida, mostrando quantos conteúdos foram removidos e o motivo. Isso é importante, já que a plataforma enfrenta cada vez mais críticas por permitir a disseminação de informações falsas e conteúdo inadequado.

De acordo com o Digital Services Act, as empresas com maiores plataformas online devem fornecer avaliações de risco regulares para garantir que estão a cumprir as leis locais. O Google está a cumprir essa exigência, oferecendo avaliações sobre riscos relacionados ao seu motor de pesquisa e as suas maiores plataformas.

Outras empresas tecnológicas também estão a fazer mudanças para cumprir com o DSA. A versão europeia do Instagram permite agora aos utilizadores selecionar uma exibição cronológica para Reels e Stories, enquanto os utilizadores do TikTok têm a opção de optar por algoritmos personalizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui