Microsoft Teams ganha novidades importantes para oradores

A Microsoft anunciou o lançamento de novos recursos de audio para o Teams, como o cancelamento de eco, ajuste de áudio para ambientes com má acústica ou para simplesmente se conseguirem fazer reuniões sem interrupção.

A Microsoft explica que o Teams utiliza a Inteligência Artificial (IA) para reconhecer a diferença entre o som de um orador e a voz do utilizador, de modo a eliminar o eco sem suprimir a fala ou impedir que várias pessoas falem e ouçam ao mesmo tempo.

Numa sala com reverberação de som, o Microsoft Teams socorre-se de um modelo de machine learning para converter o sinal de áudio capturado e fazer parecer que os utilizadores estão a falar num microfone de curto alcance, melhorando a nitidez das vozes das pessoas. Para chegar a este modelo, o Microsoft Teams trabalhou em 30 mil horas de amostras de voz. Também foi simulado o ambiente de cerca de 100 mil salas, uma vez que a acústica é fundamental para se trabalhar na redução do eco.

Também com melhorias para a remoção de sons inesperados, o processamento pode ser feito localmente no dispositivo e, portanto, sem passar pela nuvem, dando maior privacidade aos utilizadores. A implantação de novos recursos baseados em IA está em andamento para o Microsoft Teams no desktop e, um pouco mais tarde, vai chegar aos smartphones.

São também de referir algumas melhorias ao nível da imagem introduzidas agora no Teams. O ambiente de salas com pouca luz foi trabalhado e aperfeiçoado por forma a favorecer a imagem humana.

A partilha de ecrã também foi suavizada, bem como a apresentação de vídeos que, com as melhorias agora introduzidas, deverá decorrer sem sobressaltos, mesmo que o sinal de rede não seja o melhor.

Todas as melhorias de fala do Microsoft Teams aqui descritas já estão disponíveis nos Estados Unidos e devem chegar em breve à Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui