MediaTek Dimensity 9300 Promete Eclipsar o Dominante Snapdragon 8 Gen 3

A MediaTek, uma das principais empresas de semicondutores do mundo, acaba de apresentar o seu novo processador estrela, o Dimensity 9300. Este chip será lançado em breve em smartphones de marcas como a Vivo, prometendo trazer um desempenho incrível e uma série de novas funcionalidades.

O Dimensity 9300 foi construído num avançado processo de 4 nanómetros de terceira geração da TSMC, semelhante ao processo do Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, o seu principal rival para o próximo ano de 2024. Este chip possui uma arquitectura de CPU de oito núcleos, que utiliza a nova geração de núcleos Cortex-X4 de alto desempenho e Cortex-A720, que atingem 3,25 e 2 GHz respectivamente.

O novo processador da MediaTek é o primeiro do mercado a utilizar apenas núcleos de CPU de grande tamanho, incorporando um total de 22.700 milhões de transístores, um número impressionante que ultrapassa os 3.700 milhões do Apple A17 Pro de 3 nanómetros.

Graças a esta arquitectura, a MediaTek promete melhorias no desempenho de um único núcleo de até 15% em relação ao anterior Dimensity 9200, e de mais de 40% em desempenho multinúcleo. Além disso, o Dimensity 9300 é o primeiro SoC a suportar memória LPDDR5T ultrarrápida, capaz de atingir os 9600 Mbps, e a memória flash suportada é UFS 4.0.

A GPU do Dimensity 9300 possui uma arquitectura de 12 núcleos que melhora o desempenho do traçado de raios (ray tracing) em até 46%, além de suportar anti-aliasing de amostragem múltipla (2x MSAA). A MediaTek também destacou as capacidades do processador relacionadas com a execução de modelos de linguagem como LLaMa 2, graças à sua nova APU 790.

A empresa confirmou que a Vivo será uma das primeiras marcas a utilizar o seu chip num dos seus futuros dispositivos, o Vivo X100 Pro, que será lançado em breve. Outras marcas como a Redmi também irão incorporar este processador nos seus futuros modelos.

A apresentação do novo processador estrela da MediaTek, o Dimensity 9300, representa um marco importante para a empresa e para o sector dos semicondutores em geral. Este chip promete trazer um desempenho incrível, graças à sua arquitectura de CPU de oito núcleos e ao suporte para memória LPDDR5T ultrarrápida.

A MediaTek continua a reforçar a sua posição como uma das principais empresas de semicondutores do mundo, e estou ansioso para ver o que o futuro reserva para esta empresa e para o seu novo processador estrela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui