Malware Zeus consegue roubar dados bancários através do Facebook

ZeusChama-se Zeus, mas não estamos a falar do deus grego. Este é o nome do malware identificado pela empresa de segurança Trend Micro que consegue ter acesso a páginas do Facebook, obter dados privados e invadir as contas bancárias dos utilizadores. A notícia foi revelada em primeira mão pelo jornal The New York Times.

De acordo com vários especialistas em segurança digital, ainda não há forma de deter esta nova ameaça.

Este tipo de malware consegue invadir um computador através da rede social, ficando inativo até a vítima fazer log in no site do seu banco, por exemplo. Bastam estes passos para que Zeus consiga roubar todas as passwords e dinheiro do utilizador.

Foram ainda verificados casos em que a página do banco fica inacessível e o link muda, o que ajuda o vírus a obter ainda mais dados que podem depois ser vendidos.

O Zeus já anda a infetar computadores desde julho de 2007, tendo feito milhões de vítimas até ao presente, segundo a especialista Nicole Periroth. Até os sites da Amazon e da NASA já foram afetados. A maior parte destes computadores estão localizados nos Estados Unidos da América, mas também já há registo de ataques no Reino Unido e no Leste da Europa.

E, no meio disto tudo, o Facebook continua a ignorar o problema, apesar de várias pessoas já terem alertado a rede social. Desta forma, o Zeus poderá continuar a atacar com a mesma facilidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here