LinkedIn e X vão funcionar sem passwords

As velhinhas passwords estão a ficar cada vez mais ultrapassadas enquanto ferramentas de acesso à nova vida online. Muitas aplicações e serviços já tornaram as palavras-passe opcionais e mais estão a caminho.

O decodificador de aplicações Steve Moser afirma, com base nas suas descobertas, que tudo aponta para que o X (antigo Twitter) e o LinkedIn são os dois próximos grandes serviços a trabalhar no suporte de senha.

“Ainda não está claro quando o X e o LinkedIn começarão a oferecer suporte ao Passkey”, diz Moser. “No entanto, o facto de ambos estarem a trabalhar nisso é um sinal positivo para o futuro da autenticação sem passwords”, salienta.

A Passkey dependerá da adoção da plataforma para realmente substituir as palavras-passe específicas da conta. A Apple faz parte das equipas que trabalham para fazer com que as chaves de acesso se tornem no novo normal. Para quem tem dispositivos Apple, o uso de uma chave de acesso torna a autenticação da sua identidade tão simples como usar o Face ID ou Touch ID no seu iPhone, iPad ou Mac.

“Com base nos padrões FIDO Alliance e W3C, as chaves de acesso substituem as senhas por pares de chaves criptográficas”, explica Apple. “Esses pares de chaves melhoram profundamente a segurança”, acrescenta.

Começando com iOS 17 e macOS 14 Sonoma, a Apple gera automaticamente chaves de acesso Apple ID que funcionam em iCloud.com e Apple.com. As chaves de acesso são compatíveis desde o iOS 16 e macOS 13 Ventura.

A TikTok também anunciou recentemente planos para adotar suporte a senhas, e o WhatsApp também tem planos de usar a tecnologia de autenticação.

De recordar que, recentemente, uma grande campanha global teve como alvo os utilizadores do LinkedIn, com cibercriminosos a tentarem assumir o controlo de contas e extorquir vítimas. A conclusão é apoiada por numerosos pedidos de ajuda na página de ajuda do LinkedIn e no antigo Twitter, X.com.

Fonte: 9to5mac

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui