iPhone 15 pode vir a ter Wi-Fi 6E

Um relatório a que um analista teve acesso, e que foi tornado público pelo 9to5mac aponta para a provável chegada do suporte Wi-Fi 6E do iPhone 15 ainda este ano – dando a alguns dos iPhones deste ano acesso a uma nova banda de frequência.

A confirmar-se, a novidade significaria maior capacidade, interferências reduzidas e melhor desempenho de streaming de vídeo. A Apple já incluiu o padrão Wi-Fi 6E nos modelos mais recentes do iPad Pro, MacBook Pro de 14 e 16 polegadas e o novo Mac mini.

Como é normal acontecer com os padrões técnicos, a nomenclatura é bastante confusa. O Wi-Fi originalmente operava apenas na banda de 2,4 GHz, o que apenas permite velocidades limitadas e está sujeito a interferências de outros aparelhos como o micro-ondas, por exemplo.

O primeiro grande desenvolvimento foi adicionar acesso à banda de 5Ghz, trazendo uma capacidade significativamente maior, menos suscetibilidade a interferências, latência reduzida e velocidades mais altas. A mudança mais recente foi a chegada da banda de 6 GHz.

Poderia pensar-se que os dispositivos que suportam Wi-Fi 6 forneceriam acesso ao Wi-Fi de 6 GHz, mas, na realidade, o acesso ao espectro de 6 Ghz requer suporte para Wi-Fi 6 Enhanced, mais conhecido como Wi-Fi 6E.

O espectro de 6 GHz traz uma série de vantagens sobre o 5 GHz. Primeiro, oferece muito mais capacidade, menos congestionamento de fluxo nas grandes cidades e permite canais mais amplos, o que confere melhores ligações para streaming de vídeo e realidade virtual. O Wi-Fi 6E efetivamente quadruplica a capacidade, pois oferece 14 canais extra de 80MHz e sete canais totalmente novos de 160MHz.

Em segundo lugar, não há interferência em mais nada porque a banda de 6 GHz é reservada exclusivamente para Wi-Fi.

Finalmente, os canais podem ser mais amplos, o que significa maior largura de banda para streaming de vídeo e outras aplicações que requerem muitos dados, como vai acontecer na realidade virtual. As velocidades podem exceder 1 giga e a latência pode ser inferior a um milissegundo.

Do outro lado da moeda também há desvantagens no Wi-Fi 6E. Em primeiro lugar, por certo vão ser necessários novos routers, já que à data de hoje são muito poucos os que suportam Wi-Fi 6E.

E depois também é de referir que o Wi-Fi 6E tem alcance mais curto do que o antigo Wi-Fi 6 e também é mais facilmente bloqueado por estruturas físicas, além de ter um alcance mais curto, pelo que pode já não conseguir ter sinal no seu quintal ou jardim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui