Google I/O 2022: Tudo o que foi anunciado no evento

A Google já nos tem habituado a grandes eventos, no entanto há que destacar o Google I/O deste ano. Isto porque foi o primeiro evento físico após o início da pandemia do Coronavírus. O que não deixa de ser incrível que o “grande” destaque de um evento deste calibre seja isso mesmo: a presença física. Mas a Google aproveitou muito bem este evento para fazer grandes revelações.

Como seria de esperar, foi conhecido o Android 13 Beta, no entanto, sem grandes revelações, mas também conhecemos novos hardware, como o Pixel Watch, o Pixel 6a e o Pixel 7. Segue um resumo de tudo o que foi apresentado durante este primeiro evento da Google de 2022.

Pixel 7

Neste caso gostámos de saber que haverá novos smartphones da empresa, mas também temos de admitir que isso não é novidade.

A Google falou dos seus novos smartphones topo de gama de 2022, mas a única coisa que fez foi mostrar como será o design, o que permite “esvaziar” quaisquer rumores que venham a ver sobre isso. Também referiu que ambos os equipamentos contarão com um novo processador Tensor, bem como destacaram que o design conta com alumínio reciclado, mas de resto, não sabemos mais nada.

Provavelmente, apenas na primavera teremos novidades sobre estes equipamentos.

Pixel 6a

Quanto a este equipamento é um pouco ao contrário, já que difícil era que a Google nos surpreendesse, pois já tinha sido revelado através de leaks tudo sobre o smartphone.

O novo Pixel 6a conta com o processador Tensor, sendo que o destaque vai par ao preço, que é de 449 dólares, nos EUA, e na Europa está a 459€. Tem um ecrã de 6,1 polegadas, 5G, duas câmaras traseiras de 12MP cada uma, um sensor de 8MP frontal, e Android 12. No entanto, como é um produto Google, a empresa garante cinco anos de atualizações. Vendas noutros países, como em Portugal, isso é que ainda nada.

Pixel Watch

Os rumores têm sido imensos, mas finalmente a Google lança o seu primeiro smartwatch. No entanto, deverá chegar ao mercado junto ao Pixel 7, já que não foi revelado nem preço nem data de lançamento, apontando “apenas” par aa primavera.

O relógio contará com o WearOS 3, que é o sistema operativo lançado em conjunto com a Samsung, sendo que contará com o Google Maps sem ser necessário uma ligação à internet, Google Wallet, bem como algumas integrações interessantes, como com a Fitbit a pensar no exercício físico. Tal como no caso do Pixel 7, em termos de hardware não foi revelado informações.

Pixel Buds Pro

No caso dos auriculares, a Google não nos vai fazer esperar e vai lançar no mercado ao mesmo tempo do Pixel 6A, isto é, a 28 de julho. No entanto, este equipamento vai ter um preço a condizer com um produto de topo e chegará ao mercado por 199 dólares.

Estes vão ser os primeiros auriculares da Google com cancelamento de ruído ativo (ANC) e também irão suportar o Spatial Audio, que ficou conhecido nos produtos da Apple. Neste caso, este suporte apenas será possível com smartphones Pixel compatíveis.

Android 13

Com a introdução da nova linguagem de design Material You do Google, a personalização foi uma grande parte do apelo do Android 12. A versão mais recente do sistema operacional móvel do Google dobrará esse foco com novos recursos que permitem personalizar ainda mais o seu dispositivo. Por exemplo, uma nova ferramenta permitirá que defina um idioma padrão diferente para todos os aplicativos no seu telefone. Outro novo recurso permite que faça a correspondência de cores com mais ícones no ecrã inicial, não apenas com os do Google.

O Android 13 também contará com um novo aplicativo Wallet com a opção de armazenar  a identificação nacional no telefone. Segurança e proteção foram outro foco para o Google, com a empresa a referir que o Android 13 protegerá a sua privacidade excluindo automaticamente o histórico da área de transferência.

E após anos de negligência, o Google está prestes a fornecer ao Android algumas funcionalidades específicas para tablets. O Android 13 apresentará novos recursos de multitarefa em dispositivos de ecrã grande, incluindo uma barra de tarefas atualizada e visualização dividida. Além disso, a empresa disse que atualizaria muitos dos seus aplicativos para aproveitar os novos recursos de tablet que planeja introduzir com o Android 13.

Além de um foco renovado em software, o Google também está a trabalhar em um novo hardware de tablet. Tivemos um breve vislumbre do Pixel Tablet, que a empresa planeja lançar em algum momento de 2023. Assim como muitos dos outros dispositivos que o Google exibiu hoje, não obtivemos muitos detalhes sobre o Pixel Tablet. Mas o que sabemos é que se parece com um Nest Hub. Ele também será executado nos chips Tensor personalizados da empresa.

Por fim, se quiser experimentar o Android 13, o Beta 2 está disponível para download.

Novos Óculos de Realidade Aumentada

Parece que a Google tem ouvido os rumores sobre os futuros óculos da Apple e anuncia que não desistiu dos projetos de realidade aumentada, referindo que está a trabalhar em novo hardware para este mercado.

A empresa partilhou um pequeno vídeo que mostrava alguns dos seus recursos, como transcrevendo uma conversa em tempo real, fornecendo efetivamente legendas para o utilizador. O Google também mostrou uma demonstração do protótipo a traduzir uma conversa do inglês para o espanhol.

O Google não disse quando planeja lançar o wearable, como já nos habituámos, sendo que nas várias situações a empresa refere que é uma situação simulada e dá a entender que é um projeto em construção, logo ainda estará longe de ver a luz do dia no mercado comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui