Google em Pânico! Negociações entre Microsoft e Samsung

A possível substituição da Google pelo Bing como serviço de pesquisa padrão nos dispositivos da Samsung pode custar à Google cerca de 3 bilhões de dólares em receita anual. Com a Samsung tendo enviado 261 milhões de smartphones em 2022 que utilizam o software Android da Google e serviços da Microsoft, incluindo o OneDrive e o Google Maps, a mudança seria devastadora para a gigante da Internet.

Embora as negociações ainda estejam em andamento e a Samsung possa decidir manter a Google como serviço padrão, a possibilidade de perder essa fatia de mercado é um cenário preocupante para a Google.

Para tentar impedir essa possível mudança, a Google tem trabalhado em vários projetos, incluindo o Magi, projeto voltado para adicionar recursos de inteligência artificial às suas ofertas atuais. No entanto, manter a Samsung e a Apple como parceiras é fundamental para a Google, uma vez que detêm uma grande fatia do mercado de dispositivos móveis globalmente, não fossem a número 1 e a número 2 em vendas (Samsung e Apple, respetivamente).

Os smartphones da Samsung, que contam com vários aplicativos da Google, incluindo sua loja de aplicativos, a Google Play, são responsáveis por uma parte significativa da receita da empresa de tecnologia de Mountain View. A empresa também utiliza a Samsung como plataforma para promover as suas aplicações móveis, já que utilizam o sistema operativo Android.

Para a Microsoft, a mudança para o Bing como provedor de serviços de pesquisa padrão na Samsung seria uma grande vitória, uma vez que a empresa deseja expandir seu mercado de serviços. A Bing é considerada uma distante segunda opção em comparação com a Google, mas sua inclusão nos dispositivos da Samsung na posição de provedor padrão poderia trazer novos usuários, demonstrando que a forte aposta da Microsoft na integração do ChaGPT nas suas aplicações, nomeadamente com o Bing AI, está a dar frutos e o motor de pesquisa da Microsoft até já atingiu o seu record de utilizadores.

Enquanto a negociação continua, a tensão é alta e a possibilidade de perder terreno no mercado de dispositivos móveis é uma grande preocupação para a Google. A empresa tem feito de tudo para manter sua posição dominante, incluindo a criação de vários projetos que visa aprimorar seus recursos de inteligência artificial. Ainda assim, a possibilidade de perder a Samsung para a Microsoft é uma ameaça real para a gigante da internet.

Fonte: New York Times

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui