Utilizadores Google Docs podem editar documentos no Microsoft Office!

Em breve, será possível também modificar arquivos dentro do editor de textos do Google em iPads e smartphones com o Android.

O Google está desenvolvendo uma maneira para que os utilizadores do Microsoft Office possam editar documentos de forma colaborativa, mas sem usar o servidor de colaboração do Microsoft Sharepoint. A empresa também tem planos para estender a capacidade de alterar documentos do Google Docs para os telemóveis e iPads.

O movimento ainda está encontrando obstáculos na abordagem entre o ambiente Web do Google para a edição dos documentos e a aplicação da Microsoft para desktops tradicionais. Isto porque a fabricante do Windows continua a desenvolver suas aplicações desktop, mas também lançou uma versão web-app do pacote Office em junho.

Agora, o Google está levando a batalha para aplicativos de negócios de volta ao território da Microsoft, através de um recurso voltado ao Office, que liga esta suíte ao sistema de armazenamento online do Google Docs e a outras ferramentas de colaboração.

Este novo recurso têm o nome de Google’s DocVerse e permite que os utilizaodres do Office salvem os seus documentos directamente no Google Docs, para controlar múltiplas revisões de um documento e colaborarem num arquivo com outros utilizadores do Office DocVerse, vendo as alterações em tempo real.

Para viabilizar este recurso, o Google tinha comprado a empresa DocVerse em março deste ano. A companhia já tinha trabalhado numa ferramenta semelhante para utilizadores do Office, mas sem usar o Google Docs.

Xen Lategan, líder regional de vendas do Google Enterprise Engineering, demonstrou as novas funções do DocVerse conectando o Office 2007 ao Google Docs durante um evento em Paris, na última semana.

“Quando você clicar em ‘guardar’, você também coloca o documento na nuvem”, declarou Lategan durante a exibição dos recursos do Google’s DocVerse. Ele também mostrou como as alterações de formatação feitas em um documento em um PC foram replicados para um documento aberto em outro PC.

No entanto, o Google’s DocVerse ainda se encontra em estágio de desenvolvimento.”Esta versão foi compilada apenas dois dias atrás”, disse Lategan, sem dar qualquer indicação de quando o produto final estará pronto.

O Google também planeja ampliar a capacidade de edição do Google Docs para os utilizadores de iPads e proprietários de telemóveis com sistema operacional Android. Lategan editou um documento do Google Docs no tablet da Apple para demonstrar as novas funcionalidades. E, actualmente, os utilizadores de dispositivos móveis Android podem visualizar, mas não modificar, documentos do Docs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui