Google bloqueia actualizações e downloads de aplicações na Rússia

Desde o início da invasão Russa na Ucrânia, foram muitas as empresas de renome que se manifestaram contra a mesma, nomeadamente a Apple e a Google. Muitas foram as sanções aplicadas e algumas deixarão de actuar no mercado da Rússia. A Google tem estado bastante activa e tudo tem feito para aplicar fortes sanções à Rússia.

Neste sentido, a partir de quinta-feira, a Google vai impedir os utilizadores e programadores russos de fazerem download de novas aplicações bem como atualizações na Google Play.

“Como parte de nossos esforços, o Google Play vai bloquear a opção de fazer download de aplicações pagas e atualizações de aplicações pagas na Rússia a partir de 5 de maio de 2022”, referiu a gigante tecnológica no seu site.

Os programadores russos, vão continuar a poder publicar e atualizar aplicações gratuitas, e os utilizadores não terão problemas em fazer o download. A medida é destinada ao território da Rússia e a todos os utilizadores do Android.

Por agora, a Google ainda não anunciou se, no futuro, as medidas também irão ser aplicadas a aplicações gratuitas o que geraria um maior impacto.

Com estas medidas a Google pretende prejudicar de forma significativa o lucro dos programadores na Rússia bem como ter impacto ao nível do mercado de aplicações de Android na Rússia

Recorde-se que a 23 de março, a Rússia  proibiu o serviço agregador de notícias da Alphabet, o Google News , e bloqueou o acesso a news.google.com por dar acesso a “informações não confiáveis” sobre a guerra em curso na Ucrânia.

Roskomnadzor, regulador de telecomunicações da Rússia, também  pediu ao Google que parasse com as campanhas publicitárias que promoviam desinformação  sobre a invasão russa da Ucrânia, em vídeos do YouTube.

Em resposta, o Google tomou medidas contra as campanhas de desinformação  sobre a invasão da Rússia , bloqueando os canais do YouTube Russia Today (RT) e Sputnik na Europa, a pedido da União Europeia.

Fonte: Blepping Computer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui