Facebook Home: Só para os fãs da rede social

Facebook HomeO Facebook Home é o novo interface lançado pela rede social que ficou disponível ontem para alguns dispositivos. Quais os pontos positivos e negativos?

O Facebook Home é uma nova interface que funciona no Android e que irá, pelo menos, alterar a forma como olhamos para o nosso smartphone. Passaremos a ter o Facebook em destaque no nosso smartphone, onde poderemos ver o feed de notícias e as últimas novidades dos seus amigos.

Ao desbloquear o smartphone, terá logo as últimas novidades com direito a imagens e basta deslizar o dedo para ver outras notícias de outros amigos ou páginas que estamos a seguir. resumindo, o Facebook Home é excelente se você é Facebook-dependente, mas as “outras pessoas” não gostarão muito deste novo interface.

O Facebook Home ficou disponível ontem nos Estados Unidos e foram várias as críticas positivas e negativas ao novo launcher lançado pela rede social.

Facebook Home 2Segundo o WSJ, o Facebook Home tem um design elegante e é fácil de usar, mas “dificulta” o acesso a outras aplicações além das aplicçaões próprias do Facebook. Aceder à aplicação demora mais uns segundos e mais uns cliques que num launcher “normal”, o que irritará quem quer tirar uma foto instantânea e poderá perder aquele segundo para tirar a foto perfeita.

O SlashGear diz que o Facebook Home é perfeito se você aceder à rede social várias vezes ao dia, mas parece uma versão Beta e sentirá falta dos widgets e outras aplicações como o WhasApp.

O Engadget chamou a atenção para o elevado consumo de dados que o Facebook Home faz. É verdade que o Facebook criou uma opção para indicar qual a qualidade de e dados que a aplicação utiliza, mas mesmo média (as opções são Alto, médio e baixo) consumiu em 4 dias, o que faz um total de 698MB por mês. Se utilizar o Facebook Home terá de ter um bom plano de dados na sua operadora.

Facebook HomeO Gizmodo ainda aponta outra crítica, a fragmentação dos contactos. Segundo o site, o Facebook não conseguiu unir os contactos das mesmas pessoas, por isso acontecerá ter 2 chats diferentes da mesma pessoa, já que o Faceboo Home não uniu os contactos do Facebook com os do Google. O site ainda chamou a atenção a outro fator, a publicidade.

Sem dúvida que o Facebook Home terá publicidade, é verdade que será publicidade personalizada, com grande relevância, geolocalizada, mas não deixará de ser publicidade a aparecer diretamente no seu smartphone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui