EUA. Partido Democrata avisa os seus candidatos para não usar dispositivos da Huawei ou ZTE

Poderá a China estar a utilizar algumas das suas empresas para espiar os candidatos políticos americanos? O partido Democrata parece acreditar que sim. O Comité Nacional do Partido Democrático avisou os seus concorrentes para as eleições intermédias de Novembro para não utilizarem dispositivos feitos pelas empresas ZTE e Huawei devido aos riscos de segurança.

O medo do partido democrata é que estas empresas possam recolher informação dos seus candidatos políticos a partir dos smartphones e fornecer ao governo chinês.

O governo americano tem pressionado as empresas

A administração Trump e os legisladores americanos têm feito pressão nas empresas americanas para não vender produtos da Huawei ou da ZTE, alegando que estes produtos podem ser utilizados para “espiar os americanos”. No início de 2018, por exemplo, a empresa AT&T foi pressionada para largar um negócio com a Huawei para vender os seus smartphones nos Estados Unidos da América.

“Por favor garantam que não estão a utilizar ou a comprar dispositivos ZTE ou Huwaei nas vossas equipas – para usos pessoais ou de trabalho”, terá alertado Bob Lord, num email enviado para as equipas de trabalhos das campanhas dos candidatos americanos. A Reuters teve acesso a esta mensagem e divulgou-a no seu website.

O Departamento de Defesa já parou de vender o utilizar estes dispositivos

Quer seja paranóia ou não, os americanos estão a levar a sério os potenciais riscos de segurança. O Departamento de Defesa parou de vender smartphones e modens da Huawei ou da ZTE nas suas lojas, assim como parou de utilizar qualquer tecnologia destas empresas nas suas bases.

Esta notícia surge num contexto em que os EUA estão particularmente vigilantes em relação a possíveis interferências nas suas eleições de Novembro. Estas eleições irão eleger novos membros para o Congresso e o Senado e há quem tema que governos de outros países, como a Rússia, possam interferir de novo neste processo democrático.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui