EcoXperience, a startup que transforma óleo usado em detergente

EcoXperience, é uma startup portuguesa criada por um grupo de Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Recentemente, no âmbito do projeto Portugal 2020, a empresa recebeu 700 mil euros de fundos europeus, dirigidos para a criação de detergentes mais ecológicos.

Equipa de químicos responsáveis pela Startup EcoXperience

Características da One-N-Done da EcoXperience

Os novos fundos serão utilizados para o desenvolvimento da One-N-Done, uma cápsula que converte os óleos usados em detergente ecológico. A cápsula “100% verde” transformará óleos de cozinha em diferentes detergentes, como sabonetes e líquido para máquinas de lavar louça. Os óleos alimentares representam um resíduo altamente poluente – um litro de óleo contamina até um milhão de litros de água.

O lançamento no mercado é esperado nos próximos dois anos, assim que a startup portuguesa tenha conseguido desenvolver mais consistentemente a proteína responsável pelo projeto, proteína essa que funciona como catalisador biológico, permitindo transformar o óleo usado em detergente.

Esta tecnologia, em processo de patenteamento, recorre a uma proteína existente no corpo humano, produzida pelo pâncreas para processar as gorduras ingeridas, adianta a faculdade.

Demonstração de um dos produtos da EcoXperience
César Henriques e César Neves, da Ecoxperience (projecto que pretende desenvolver a consciência ecológica e incentivar a aquisição de conceitos de desenvolvimento sustentável associando a inovação). Maria João Gala/Global Imagens

One-N-One, trata-se de uma cápsula idêntica à que colocamos na máquina de lavar roupa ou loiça, “recheada” com todos os agentes necessários para a transformação do óleo usado e os ingredientes essenciais para os vários produtos de limpeza e cosmética (perfume, corantes, etc), afirmam César Henriques e Filipe Antunes, os responsáveis pelo projeto levado a cabo pela EcoXperience.

No início deste ano, a Universidade de Coimbra tornou-se o primeiro estabelecimento em Portugal a receber e lançar o  Explorer, um programa desenvolvido em Espanha para a promoção do talento e do espírito empreendedor. Os vencedores finais têm a oportunidade de viajar para Silicon Valey e aprender com os indivíduos e marcas mais inovadores do mundo.

A pensar no mercado internacional, a startup está a efetuar um levantamento de todos os tipos de óleos que são usados a nível mundial “com o objetivo de encontrar uma solução para cada zona geográfica do globo ou mesmo desenvolver uma fórmula universal”, reforça a FCTUC.

Fonte PortugalStartups.Com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui