Portugueses desenvolvem pulseira para monitorizar temperatura dos bebés

Uma tecnologia que vai integrar “pulseiras inteligentes de monitorização da temperatura do bebé”  está a ser desenvolvida em Coimbra, por uma equipa de investigadores da universidade local.

Esta novidade pretende ajudar pais e educadores na altura de prestar cuidados de saúde às crianças.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela Universidade de Coimbra (UC), a investigação, que se encontra na fase final de testes e de conceção de um protótipo para apresentar à indústria, baseia-se em “sistemas com polímeros inteligentes” capazes de “reagir à temperatura”.

A ideia começou a tomar forma há dois anos. Na altura, os cientistas começaram por selecionar “dois polímeros de base”, aos quais juntaram aditivos até o tornar sensível a uma temperatura previamente fixada.

A pulseira apresenta, ainda em fase de testes, uma grande autonomia, funcionando sem pilhas nem bateria, sem esquecer um enorme nível de segurança para as crianças, visto ser feita com materiais totalmente biocompatíveis.

A equipa de especialistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC está ainda a adaptar a tecnologia a outras áreas. A ideia é aplicável, por exemplo, a embalagens de congelados e de vinho, ajudando a manter os produtos à temperatura certa.

Os investigadores até já estão a trabalhar com uma empresa que pretende utilizar a tecnologia em embalagens inteligentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui